AFS

O que é o AFS?

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio. O AFS Brasil faz parte do AFS Intercultural Programs chamado, antigamente, de American Field Service.

AFS Brasil
AFS Brasil

A missão e o espírito da organização nasceram em 1914, em meio à Primeira Guerra Mundial, quando jovens idealistas se recusaram a participar dos combates e decidiram entrar no campo de batalhas como motoristas de ambulâncias, com o intuito de socorrer todos os feridos, independentemente, de sua nacionalidade ou cultura.

A paz, cerne do AFS, hoje se concretiza através de seus intercâmbios, formando cidadãos globais capazes de lidar com os desafios do mundo contemporâneo e de contribuir para um mundo mais justo e pacífico.

Visão, Missão e Valores

Missão

Oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz.

Valores

O AFS possibilita que as pessoas atuem de forma responsável, como cidadãos globais, trabalhando pela paz e pelo entendimento, em um mundo composto de diversidade. O AFS compreende que a paz é um conceito dinâmico, ameaçado pela injustiça, desigualdade e intolerância. O AFS encoraja o respeito pelos direitos humanos e suas liberdades fundamentais, valorizando cada indivíduo sem distinção de raça, identidades de gênero, expressões sexuais, necessidades especiais, língua, religião e/ou status social. As atividades do AFS são baseadas em nossos valores essenciais de dignidade, respeito pelas diferenças, harmonia, sensibilidades interculturais e tolerância.

A história

Após Primeira Guerra Mundial, um grupo de veteranos do AFS percebeu a necessidade de promover o entendimento e a irmandade internacional como forma de diminuir a intolerância entre os povos, e esse grupo escolheu fazer isso promovendo experiências de imersão cultural. Foi assim, que em 1947, surgiu o AFS Intercultural Programs, considerado hoje a maior organização de intercâmbio cultural do mundo.

O AFS Brasil iniciou a suas atividades em 1956 e, desde então, o país já enviou e recebeu mais de 10 mil intercambistas, além de ter realizado parcerias com, aproximadamente, 3 mil escolas e 5 mil famílias hospedeiras.

O AFS Intercultura Brasil conta hoje com 700 voluntários e 76 comitês que atendem mais de 100 cidades em todo o país, possibilitando a realização dos programas de intercâmbio e o desenvolvendo de atividades que apoiam as experiências interculturais de todos os envolvidos.

Os programas de intercâmbio só são possíveis devido ao trabalho de voluntários comprometidos com a missão do AFS, sendo estes os principais responsáveis por operacionalizar os programas através dos processos de seleção, preparo e acompanhamento da experiência dos intercambistas.

A sede do AFS Brasil fica localizada no Rio de Janeiro e conta com um grupo de profissionais qualificados e dedicados a apoiar as atividades dos voluntários em âmbito nacional.

Conheça os programas

Hospede um intercambista

Saiba mais sobre as bolsas de estudos

 

Fonte: AFS

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *