HelpX

O que é a HelpX?

A HelpX é uma lista online de fazendas, casas de família, pousadas, B & Bs, albergues e até barcos à vela que oferece comida e alojamento em troca de trabalho voluntário.

HelpX: oferece comida e alojamento em troca de trabalho voluntário
HelpX: oferece comida e alojamento em troca de trabalho voluntário

Uma oportunidade única para os viajantes que desejam fazer um intercâmbio cultural e ainda exercer algum tipo de trabalho voluntário durante as suas viagens, através de uma experiência prática em comunidades locais.

Os voluntários ou helpers auxiliam nas atividades diárias, trabalhando em média 4 horas por dia, e recebem em troca acomodação e refeições. Mas a carga horária pode variar consideravelmente dependendo das tarefas e das preferências de quem está hospedando.

Alguns anfitriões ou hosts podem exigir apenas 2 horas diárias de trabalho em troca apenas de alojamento, e oferecer cozinha para que o próprio viajante prepare as suas refeições; enquanto outros podem esperar 6 horas diárias de trabalho em troca de refeições, quarto próprio e por vezes outros benefícios, como Internet, passeios a cavalo, caiaque, bicicletas, passeios turísticos locais, ioga ou aulas de inglês, etc . Alguns anfitriões vão conceder finais de semana de folga, enquanto outros podem permitir que você trabalhe 8 horas em um único dia, para tirar outro como folga.

Os helpers muitas vezes vivem com a famílias de acolhimento e devem participar e oferecer uma mão amiga nas atividades do dia-a-dia.

Como funciona?

Os voluntários são obrigados a se inscrever em um dos dois níveis de adesão: grátis ou Premier.

Os helpers que optarem pela adesão Premier devem atualizar seu perfil para tirar o máximo proveito de tudo o que o sistema da HelpX tem a oferecer. A filiação Premier custa apenas 20 euros por dois anos e permite que o voluntário Premier contate todos os anfitriões e leia todos os comentários sobre o acolhimento.

Já os anfitriões ou hosts que desejam adicionar uma lista livre para convidar voluntários também devem se registar e podem atualizar seus dados quantas vezes quiserem.

A HelpX aconselha que voluntários e anfitriões tirem o máximo de dúvidas um sobre o outro, a fim de alinhar as expectativas sobre a experiência.

Os helpers também podem optar por fornecer uma autodescrição para facilitar a busca por parte dos anfitriões, bem como incluir em seu perfil qualquer habilidade ou experiência que possam ter, tais como jardinagem, cultivo, agricultura, permacultura, colher frutas; habilidades de comércio, como a construção, carpintaria, paisagismo, vela de barco tripulação; trabalhar com animais ou a capacidade de cuidar e andar a cavalo, etc.

Os helpers também podem procurar por companheiros de viagem.

A história

A HelpX foi lançada em Abril de 2001 por Rob príncipe da Inglaterra. Ele viajou por toda a Austrália e Nova Zelândia ao longo de vários anos, durante os quais trabalhou em vários locais em troca de alojamento e refeições. Esses lugares eram geralmente fazendas ou albergues para mochileiros.

Durante sua viagem ele percebeu que os proprietários de fazendas anexavam cartazes quando precisavam de ajuda em suas propriedades ou eram produzidos folhetos com a lista dos lugares que precisavam de voluntários. Rob percebeu a oportunidade de criar um sistema on-line que facilitasse essa busca e assim surgiu a HelpX.

A HelpX tem crescido ao longo dos anos, tanto em número de hosts e quanto em número de voluntários, investindo no desenvolvimento permanente de novas funcionalidades e melhorias de seu sistema.

Hoje a HelpX opera em todo o mundo, incluindo na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Europa.

Para fazer o seu cadastro na rede e obter mais informações acesse o site http://www.helpx.net

 

Fonte: HelpX

 

Voltar

4 comments

  1. Thales Costa

    Tenho interesse.

    • Olá Thales,

      Tudo bem?

      Para fazer um intercâmbio pela HelpX basta acessar o site da organização e seguir os passos para se tornar membro e começar a busca por uma oportunidade de troca cultural interessante para você.

      Qualquer dúvida estou à disposição.

      Abraços.

      Juliana Mostardeiro
      Founder at Aqui é Assim

  2. Olá, eu e meu marido temos muito interesse em participar do programa. Podemos conseguir irmos juntos para o mesmo local, ou são vagas individuais?

    • Olá Maiara,

      Tudo bem?

      Bom ver você por aqui. Estes programas, geralmente, oferecem vagas individuais. No entanto, é possível verificar se o local possui duas vagas abertas, sendo possível a sua aplicação e a de seu marido.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Juliana Mostardeiro
      Founder at Aqui é Assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *