WWOOF

O que é a WWOOF?

A WWOOF (World Wide Oportunities in Organic Farms) é uma organização com o objetivo de conectar fazendas e chácaras orgânicas, que precisam de ajuda voluntária, a pessoas que desejam viver e aprender sobre produtos orgânicos e o estilo de vida de seus anfitriões.

WWOOF: conectando fazendas orgânicas a pessoas
WWOOF: conectando fazendas orgânicas a pessoas

Em troca da ajuda voluntária, as pessoas recebem alimentação, alojamento e a oportunidade de aprender uma nova atividade e viver em meio a comunidade local.

Como Funciona?

Para fazer parte da rede basta acessar o site da WWOOF internacional ou do seu país e cadastrar-se para ter acesso a lista de propriedades que necessitam de ajuda voluntária.

O voluntário interessado pode fazer contato com os proprietários das fazendas para obter mais informações sobre o funcionamento da propriedade, tarefas diárias, carga horária de trabalho, bem como o tempo de trabalho voluntário desejado pelo anfitrião, que pode variar de uma semana a vários meses.

A história

Originalmente chamado de “Fins de semana de trabalho em fazendas orgânicas”, a WWOOF surgiu em 1971 na Inglaterra, quando Sue Coppard, uma secretária que vive e trabalha em Londres, sentiu a necessidade de acessar o campo e apoiar o movimento orgânico.

Sua ideia começou com um final de semana de trabalho junto com mais quatro pessoas em uma fazenda em Sussex. O sucesso foi tão grande que rapidamente a ideia ganhou força, fazendo com que muitos agricultores orgânicos e pequenos proprietários estivessem dispostos a acolher pessoas interessadas em trabalhar em suas fazendas, em troca de comida e alojamento, os hoje chamados WWOOFers.

WWOOF UK desenvolveu-se rapidamente como organização e adaptou os seus sistemas para atender às necessidades tanto de WWOOFers, quanto de anfitriões.

No ano de 2000 foi realizada a primeira conferência internacional WWOOF, com representantes de 15 países.

Hoje a organização é reconhecida como tendo um importante papel a desempenhar no mundo orgânico e ainda está crescendo graças a várias propriedades que deram o seu tempo e sua experiência e as horas de trabalho voluntário de diversos WWOOFers.

Hoje organização está presente em mais de 20 países através de seus grupos.

A WWOOF no Brasil

WWOOF Brasil trabalha em conjunto com propriedades nacionais para promover o conceito de agricultura orgânica, agricultura sustentável e os hábitos de consumo responsáveis. Como parte deste esforço, as fazendas de acolhimento oferecem aos WWOOFers a oportunidade de aprender uma variedade de técnicas empregadas por fazendas como a agricultura biológica, permacultura e Biodinâmica, além de aprender sobre a ecologia e cultura local ao mesmo tempo.

Dentre as atividades diárias que um voluntário pode desempenhar estão a colheita, a preparação do solo para o plantio, a ordenha, a limpeza, entre outros; e cada fazenda tem suas próprias tarefas, regras e horários.

WWOOF Brasil é filiada a WWOOF Internacional.

 

Fonte: WWOOF

 

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *