Home / Pelo Mundo / 5 mais: Ouro Prêto

5 mais: Ouro Prêto

O Aqui é Assim selecionou para esta Série Fotográfica: as 5 mais Ouro Prêto. Este Patrimônio Cultural da Humanidade é certamente um dos lugares que você deve visitar mais de uma vez na vida. Cada casa colorida, cada uma de suas ladeiras e ruas estreitas carregam consigo um tempo que não volta mais, mas que se faz ainda tão presente, que fascina. Sua história, seus sabores e sua natureza exalam um jeito único de viver que só se encontra ali e não é igual a lugar nenhum.

1. A Praça Tiradentes recebeu este nome em 1984 após a inauguração do monumento em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o então Tiradentes. Antes disso, era conhecida no século XVIII como Morro de Santa Quitéria e durante quase todo o século XIX chamou-se Praça da Independência. A praça abriga duas importantes construções que não podem deixar de ser visitadas: o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores).

Praça Tiradentes
Praça Tiradentes

2. A Igreja São Francisco de Assis foi construída em estilo Barroco, com elementos decorativos do Rococó. É umas das igrejas mais importantes do Brasil do período colonial e uma das maiores expressões da arte do Aleijadinho. Foram 45 anos para concluí-la, sendo 10 anos somente para terminar as esculturas que compõem esta verdadeira arte do Barroco nacional.

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis

3. O Pico do Itacolomi fica a 1.772 metros de altitude e proporciona aos seus aventureiros paisagens de tirar o fôlego. O acesso pode ser feito através de trilhas, sendo uma delas por dentro do Parque Estadual do Itacolomi. Ao todo são 14 kms de trilha devidamente demarcada, em um total de 5 horas de pura adrenalina. Os mil metros finais da trilha são extremamente desafiadores, mas o visual lá do alto compensa, e muito.

Pico do Itacolomi
Pico do Itacolomi

4. O Pôr do sol em Ouro Prêto é de uma beleza sem fim. De qualquer canto da cidade o fim do dia impressiona seus moradores e visitantes pelo colorido sem igual do céu desta bela cidade mineira.

Pôr do Sol em Ouro Prêto
Pôr do Sol em Ouro Prêto

5. O Morro São Sebastião oferece uma fantástica vista da Cidade de Ouro Prêto. As linhas que sobem o morro são a Morro São Sebastião ou a Morro Santana. Lá do alto, no mirante, você pode contemplar por horas a bela e histórica cidade de Ouro Prêto com suas construções históricas, suas casas coloridas e suas estreitas ladeiras.

Mirante São Sebastião
Mirante São Sebastião

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Aqui é Assim

Check Also

Mirante do Morro São Sebastião em Ouro Prêto

Série: por essas Minas Gerais – parte 1

O Aqui é Assim embarcou em uma viagem, de 9 dias, rumo a Minas Gerais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *