Cyberjaya

Cyberjaya: o Vale do Sílicio Malaio

Cyberjaya, The Intelligent City (A Cidade Inteligente) como é chamada, foi construída há pouco mais de 10 anos para ser o Vale do Silício local. Localizada a 30 minutos da capital Kuala Lumpur e a 15 da capital administrativa do país, Putrajaya, forma com a última The Multimedia Super Corridor na Malásia.

The Multimedia Super Corridor na Malásia.
The Multimedia Super Corridor na Malásia.

Dividida por setores (Cyber 1, Cyber 2, Cyber 3, …) a ainda pequena Cyberjaya abriga empresas como T-systems, Dell, HP, DHL, Satyam, Wipro, HSBC, Ericsson, Motorola, OCBC, BMW, IBM, Shell IT, Monster.com, Vivanova Systems. Um pólo tecnológico que deve receber um investimento de 15 milhões de dólares nos próximos anos.

Uma cidade dividida por setores
Uma cidade dividida por setores

Com cerca de 10 mil habitantes, chegam a circular pela cidade, aproximadamente, 40 mil pessoas todos os dias e estima-se que dentro de 10 anos a cidade chegue a 100 mil habitantes.

Considerando que Cyberjaya abriga inúmeras empresas multinacionais e duas universidades internacionais, a cidade ainda carece de uma boa infraestrutura, pois apesar de organizada, limpa e segura, conta com apenas mini-mercados, poucas farmácia, algumas clínicas médicas, bancos, lavanderias, imobiliárias, é claro; uma academia, um pequeno posto dos correios, uma feira local no Street Mall, que funciona somente quartas e sextas-feiras; e um terminal de ônibus. O transporte público na cidade funciona 6h às 23h e o metro, localizado em Putrajaya, das 5h às 1h. Não há ainda um centro comercial ou shopping (em fase de construção), hospital, cinema, bares ou boates, correios e terminal rodoviário.

Street Mall: feira local em Cyberjaya
Street Mall: feira local em Cyberjaya

No entanto, mesmo oferecendo poucas opções, de uma coisa quem vive em Cyberjaya não pode se queixar: a variedade de restaurantes que a cidade oferece (Chinês, Indiano, Malaio, Árabe, Mexicano …). Variedade essa para todos os gostos e também para todos os bolsos. Outro ponto que agrada muito é o fato de alguns restaurantes e mini-mercados funcionarem 24h por dia por conta das empresas de TI que possuem turno à noite.

Se o assunto for relaxar, opção é o Cyberjaya Lake, onde pode-se caminhar, correr, andar de bicicleta ou apenas sentar e admirar a bela Seri Wawasan Bridge, que fica em Putrajaya; ou então, há quem prefira gastar mais e passar o dia desfrutando de massagens e outros serviços no Cyberview Logde Resort & Spa.

Cyberjaya Lake
Cyberjaya Lake

Apesar de oferecer poucas opções para os moradores, o que se percebe diariamente é que a cidade inteligente está crescendo rapidamente e que dentro de alguns anos será um dos destinos preferidos para se viver na Malásia, devido aos investimentos que vem recebendo e a maneira organizada como vendo sendo estruturada.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *