O Ano Novo Chinês

A astrologia chinesa segue o calendário Lunar, considerado o calendário mais antigo do mundo, com duração de 12 meses e 29 dias.

O calendário lunar chinês tem um ciclo de 12 anos, que se repete continuamente, e cada ano é representado por um dos 12 animais que formam o zodíaco chinês. Diz a lenda que, certa vez, Buda marcou um encontro com todos os animais no dia do Ano Novo, mas somente 12 compareceram. Então, ele atribuiu um ano a cada um desses animais, segundo a sua ordem de chegada, que foi: Rato, Boi, Tigre, Lebre, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco; e segundo a tradição chinesa, as pessoas são influenciadas por estes animais de acordo com o ano que nascem.

Ano Novo Chinês
Ano Novo Chinês

2015 é o ano do Carneiro para os Chineses, sendo celebrado a partir de 18 de fevereiro, véspera de Ano Novo, e época em que ocorre a maior migração interna do mundo. Sim, a maior migração interna do mundo. Milhares de Chineses aproveitam a entrada do novo ano para atravessar o país e visitarem seus parentes e familiares. É tempo de confraternização e de união. Quer saber mais como é atravessar a China de trem é só clicar aqui.

O Ano Novo Chinês é comemorado sempre na segunda lua nova, após o solstício de inverno, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro e, segundo meu amigo, Ivory, que já está em sua terceira temporada no país, a entrada do novo ano é repleta de tradições interessantes. Além do feriado de uma semana e dos 15 dias de celebrações, as cidades ficam totalmente decoradas, com árvores de bergamotas (o som da palavra dessa fruta em chinês é parecido com o som da palavra prosperidade), lanternas e muitos enfeites em vermelho, pois esta cor representa a força, a alegria, a verdade e a sinceridade.

Lanternas enfeitam as cidades
Lanternas enfeitam as cidades

Diz a lenda chinesa que uma besta gigante chamada Nian engolia os seres humanos de uma só vez. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que a besta tinha muito medo da cor vermelha e não gostava de altos ruídos. Então elas começaram a fazer barulho e a usar a cor vermelha para assustar a besta.

Por isso os lugares ficam cheios de balões redondos e vermelhos, as portas das casas são enfeitadas com adesivos vermelhos e dourados em caracteres chineses significando boa sorte, felicidade e prosperidade; envelopes vermelhos com dinheiro são presenteados simbolizando a generosidade e a sorte; e a entrada do novo ano é marcada por muitos fogos de artifícios, para espantar os maus espíritos.

Mas afinal, o que o ano do Carneiro reserva? Segundo o horóscopo Chinês o Ano do Carneiro será marcado pela tranquilidade e a dedicação à família, a realização de sonhos e a um contato maior com a natureza. Não será um ano voltado para as finanças e sim um ano voltado para mudanças no estilo de vida das pessoas. Um ano para cultivar amizades e se dedicar as plantas e animais.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *