O custo de vida na China

A China tem um custo de vida médio se comparado a outros países da Ásia. Não possui um custo de vida baixo como a Índia, mas também não é nenhuma Cingapura da vida. E por isso, o Aqui é Assim preparou este post com a média de gastos no país, para facilitar a vida de quem está indo se aventurar em terras chinesas pela 1ª vez.

É possível viver, sem luxos, com um salário de 8.000 RMB (moeda local) e, como em todo lugar, acredito que a primeira pergunta que fazemos está relacionada as despesas com moradia, energia elétrica e água. O aluguel de um apartamento mobiliado com 3 quartos e bem localizado na cidade de Shenzhen, por exemplo, custa em média 7.000 RMB por mês. Dividindo o apartamento entre 3 pessoas, cada uma pagaria 2.400 mais ou menos. É claro que existem outras opções, mais afastadas da área central da cidade, com um custo médio de 5.000 RMB. Basta pesquisar.

Aluguel em Shenzhen
Aluguel em Shenzhen

Já o valor total das contas de energia elétrica, água e gás ficam na faixa de 500 a 900 RMB mensais, dependendo da localidade do apartamento. Logo se a conta for dividida entre duas ou três pessoas, a média de cada uma fica em torno de 170 a 300 RMB mês.

Gastos com internet ficam em torno de 120 RMB mensais e os planos para celulares variam de acordo com a preferência. A compra de um chip pré-pago fica em torno de 50 a 80 RMB, enquanto o chip pós-pago tem um custo mensal de 120 RMB, com suas vantagens para ligações e conexão de dados.

Em relação a alimentação os gastos variam muito de acordo com o tipo de refeição escolhida. Se for local, a refeição diária pode variar de 20 a 100 RMB, enquanto a refeição ocidental fica entre 100 a 200 RMB. Quem gosta de cozinhar acaba economizando mais, pois algumas refeições podem ser preparadas em casa.

A noite Chinesa é cara, prepare o bolso, pois apesar dos lugares não cobrarem a entrada, as bebidas são caras, muito caras. Você não vai gastar menos que 100 RMB por bebida em algumas regiões do país. Em Pequim, a média nas melhores boates, fica em torno de 60 RMB.

Quanto ao transporte público você tem as opções de ônibus e metro. O valor é quase o mesmo, mas o metro é sem dúvida mais rápido e eficiente. Em Shenzhen o valor por trajeto no metro varia de acordo com a distância, em média gasta-se 3 RMB por ficha, mesmo valor que se paga em Xangai. Já em Pequim o valor por trajeto era de 2 RMB, independente da distância, até 28/12/2014. Agora a média é de 2 a 6 RMB e a linha que leva até o aeroporto custa 25 RMB. Estende-se por trajeto o trecho percorrido, incluindo a troca de linhas dentro das estações.

Para o transporte entre as cidades, além do avião, o meio mais barato para os Chineses é o trem e existem várias opções. Você pode escolher desde trens de velocidade normal, que chegam a levar 30 horas para cruzar o país; trens de média velocidade, que levam entre 8 a 15 horas, dependendo da distância; até os trens de alta velocidade, que chegam a fazer um trecho como de Xangai a Pequim em até 5 horas. Há também a opções de conforto: cadeira, sleeper normal e sleeper soft. Cada um com o seu preço, e o mais comum é viajar em trem de velocidade normal e na cadeira ou no chão mesmo. Veja mais como é cruzar a China de trem em: A grande aventura de cruzar a China de trem

Ticket de trem na China
Ticket de trem na China

Se o assunto for roupas, calçados e acessórios, sim os Chineses são definitivamente loucos por eles! O preço varia muito de acordo com o seu bolso, mas sim, são muitos mais baratos que no Brasil e sempre existem aqueles lugares especiais como, por exemplo, Lao Djie em Shenzhen, onde é possível comprar peças ótimas por uma bagatela. E quando falo de ótimas, significam boas e baratas como casacos de inverno por apenas R$ 25,00. Em se tratando de souvenirs é caro como em tudo que é lugar.

E os eletrônicos! Ah sim, como eu poderia deixar de falar dos eletrônicos. Sim, comprar esse tipo de produto na China é muito mais barato do que comprar no Brasil, afinal muitas das peças são produzidas no próprio país. No entanto, apesar do custo menor, o risco de falsificação dos produtos é grande. Logo, recomendo comprar em lojas especializadas nas marcas mais conhecidas, ao invés de comprar em qualquer lugar, apostando no preço, aquele celular que parece um Samsung Galaxy original, mas que no fundo é puro Xing Ling.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

12 Comentários

  1. Entao, so pra atualizar, o valor do metro em pequim mudou no dia 28 de dezembro de 2014, onibus tambem, agora se paga pela distancia, variando entre 2 a 6 rmb se nao me engano, a linha que vai para o aeroporto ainda custa 25… E quanto a bebidas na noite, a media nas melhores boates de pequim eh de 50 a 70 rmb por bebida, em bares menores vc paga de 20 a 50 em media.
    mt legal seu post. 😀

  2. GUSTAVO CARDOSO

    Ola gostaria de ir para china , e trbalhar enviando alguns produtos ´para o brasil , existe algum quarto barato , e curso de ingles na china ?

    • Olá Gustavo,

      Tudo bem?

      Agradecemos o seu comentário.

      Respondendo a sua pergunta, quanto ao aluguel, depende da cidade onde você deseja morar e também da localidade do seu apartamento. Dividir com duas ou mais pessoas ajuda a reduzir os custos com moradia e cidades maiores como Shenzhen e Xangai possuem mais estrangeiros, o que facilita.

      Quanto ao aprendizado da língua inglesa, é bom ter conhecimento básico antes de ir viajar, mas é possível desenvolver o idioma em cidades maiores. Existem cursos sim e muitos estrangeiros tem investido também no aprendizado do Mandarim.

      A dica aqui fica por conta do visto de entrada no país. O Aqui é Assim possui outro post sobre o visto de turismo para o país e recomenda que você entre em contato com a Embaixada da China no Brasil.

      Abraços!

  3. ola , estou de partida para a china e pretendo percorrer a asia. ocorre que estou preocupada com os custos pois além de eu e meu marido também nosso bebe de 7 meses.
    gostaria de uma noção dos custos razoaveis ans principais cidades. como aluguel , comida e entrada nas principais atratividades turisticas

    • Olá Vanessa,

      Tudo bem?

      Os custos de aluguel, transporte e alimentação mencionados neste posts tem como base 3 das principais cidades na China: Pequim, Xangai e Shenzhen. Acredito que pode ter uma boa referência, sem problemas. Em relação ao custo da entrada dos principais pontos turísticos varia muito, sendo alguns inclusive gratuitos. Recomendo pesquisar os pontos turísticos que deseja visitar próximo a data de embarque. Uma boa sugestão é usar o TripAdvisor.

      Espero ter ajudado.

      Abraços.

      Juliana Mostardeiro
      Fundadora Aqui é Assim

  4. Angélica Cunha

    Olá, estou pensando em passar um ano trabalhando em Pequim. No entanto, estou com muito medo dos efeitos da poluição no meu filho de 2 anos. Gostaria de saber que precauções tomam os pais das crianças locais para evitar doenças, levando em conta que crianças dessa idade precisam brincar ao ar livre. Muito obrigada

    • Olá Angélica,

      Tudo bem?

      Infelizmente a poluição é uma das principais preocupações do Governo Chinês atualmente, Os índices são bem altos e Pequim está entre uma das mais poluídas para se viver.

      Nem sempre é possível praticar atividades ao ar livre, depende muito do dia, mas quando o nível de poluição está muito alto as escolas costumam cancelar qualquer tipo de atividade nas áreas externas.

      Para se proteger, é comum o uso de máscara, beber muita água e hidratar a pele que fica bem seca. Manter a casa fechada, sempre limpa e usar purificador de ar também ajudam a viver melhor em ambientes como o de Pequim.

      Espero ter ajudado.

      Ótima viagem 🙂

      Abraços.

      Juliana Paul Mostardeiro
      Fundadora Aqui é Assim

  5. Se eu for daqui do Brasil pra morar aí na China sem contrato de trabalho ou sem descendência nenhuma, é difícil?
    Pretendo ir com mais de 30 anos

    • Olá Roberto,

      Tudo bem? Atualmente é bem difícil entrar na China sem trabalho. O governo chinês tem restringido bastante a entrada de estrangeiros.

      Seria um risco, mas não posso afirmar que não é possível, com sorte, entrar como turista e conseguir emprego lá. Conheço pessoas que entraram no país desta forma.

      Abraços.

      Juliana Mostardeiro
      Fundadora Aqui é Assim

  6. Olá, bom dia!

    Gostaria de saber se há cursos de mandarim para estrangeiros no país, e se houver, quanto tempo em média dura o curso. Pesquisei na internet, porém não consegui uma resposta exata. Em relação aos costumes, é difícil se adaptar ? Eu sou japonês, mas acredite, somos totalmente diferentes hahahaha. Sempre quis aprender o mandarim e conhecer mais a cultura chinesa, mas tenho um pouco de receio de poder não me adaptar ao local devido à culinária, costumes…
    Agradeço pela atenção, e parabéns pelo post! Foi bem esclarecedor pra mim (:
    Obrigado!

    • Olá Yusuke,

      Tudo bem?

      Que bom que o post ajudou 🙂

      Os cursos variam. Existem os cursos de verão, bem como cursos mais longos para quem mora no país, dependen muito do que você deseja. è como um curso de inglês em Londres, você pode estudar de 1 mês a 1 ano ou mais 🙂

      Em relação aos costumes, adaptar-se não é fácil, mas o quão difícil varia de pessoa para pessoa. É apenas diferente, mas perfeitamente adaptável, basta que você esteja aberto a isto.

      É uma experiência única e que vale muito a pena.

      Abraços.

      Juliana Paul Mostardeiro
      Founder at Aqui é Assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *