Pamukkale e seus castelos de algodão

A Turquia é destino de muitos turistas e nos últimos anos a quantidade de brasileiros tem crescido, seja pela diversidade da grande Istambul, seja pelos voos inesquecíveis na Capadócia ou a magia das danças giratórias, tem de tudo um pouco e ainda mais.

Pamukkale é um desses locais que o viajante não deve adiar uma visita. A natureza favoreceu muito a região doando a beleza das piscinas naturais mornas em rochas de calcário. O nome na língua local é muito sugestivo: “Castelo de Algodão”, é o que significa Pamukkale.

Piscinas naturais
Piscinas naturais

Localizada a 14 quilômetros de Denizli, no sudoeste da Turquia, Pamukkale merece ao menos um dia inteiro, além da área das montanhas e piscinas termais, bem ao lado há a fantástica Hierápolis, trata-se de uma cidade em ruínas que guarda as arquiteturas romana e bizantina, com anfiteatros, colunas e diversos monumentos históricos. Ambas Pamukkale e Hierápolis estão na lista da Unesco, sua origem data do século 2 A.C.

Ao chegar em Pamukkale, certamente você ficará enfeitiçado pela beleza das rochas brancas e suas piscinas em cascatas, que são como terraços de piscinas naturais espalhadas por toda parte. É hora de muitas fotos, e uma boa dica é andar e explorar várias partes para fugir da quantidade de turistas e conseguir fotos mais bonitas, e o melhor, há partes abertas para banho, não tem como não querer se banhar na brancura dos conjuntos de piscinas, a água morna desliza como pequenas cachoeiras.

Já na parte histórica de Hierápolis, uma longa caminhada vai fazer você adentrar no universo das culturas romanas e bizantinas, são inúmeras ruínas que contam a história das civilizações que reinaram naquela região há séculos atrás, destaque para o Teatro Romano, o Templo de Apolo, o túmulo do século V, o Martírio de Felipe, as ruínas das praças e muitas colunas de antigas construções.

Como é destino turístico e é comum a chegada de ônibus e vans cheias de visitantes, há no local venda de comidas, souvenir, e ainda, uma parte com uma grande piscina artificial, conhecida como piscina romana, acredita-se que foi construída a mando de Cleópatra, para acesso tem cobrança de entrada separada.

Pamukkale encaixa-se para o turista aventureiro, para os românticos que querem desfrutar do romantismo de uma lua de mel e para quem tem sede de conhecer sobre a história de antigas civilizações, além de quem curte a exuberante natureza, ou seja, para todos os gostos.

DICA

Não esqueça de usar protetor solar e óculos escuros, além do sol forte em grande parte do ano, a brancura das rochas de calcário incomoda pelo excesso de claridade.

Por Roberta Clarissa Leite

Roberta Clarissa Leite é autora do blog de viagem Na Terra dos Checos. Acredita que a cada viagem realizada uma parte da magia do mundo permanece com ela. Mora em Praga e de vez em quando se despede da cidade das cem torres para buscar outros destinos. É formada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Uninassau.

Seguro viagem europa 728x90

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *