Home / Pelo Mundo / Séries Fotográficas / 5 mais: Igrejas do Brasil

5 mais: Igrejas do Brasil

O Aqui é Assim selecionou para esta Série Fotográfica: as 5 mais Igrejas do Brasil. As fotos mostram obras religiosas erguidas em diferentes períodos da história do nosso país, revelando assim suas ricas influências arquitetônicas, sendo um marco não só religioso, como também social e artístico.

1. A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz fica localizada na Praça Tiradentes em Curitiba. Foi construída de 1876 a 1893 em estilo neogótico e é considerada um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade. A Catedral ocupa o lugar da antiga Igreja Matriz, demolida em 1875.

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz

2. A Basílica de São Bento é a igreja mais rica de Olinda. Seu altar de 14 metros de altura, em estilo barroco, foi todo entalhado em madeira e revestido com 28 kg de ouro. A obra já foi exposta no Museu Guggenheim de Nova York e chama a atenção pela riqueza dos detalhes. As tribunas laterais e o Cristo em ouro, que fica de costas para o altar e pode ser visto de fora da basílica, completam esta bela obra Pernambucana.

Basílica de São Bento
Basílica de São Bento

3. A Igreja de São Francisco de Assis fica localizada na Praça Minas Gerais, na área central da cidade de Mariana, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo e à frente da Casa de Câmara e Cadeia. Foi construída em 1763 em estilo rococó.

e ouro preto

4. A Igreja de Santa Rita de Cássia fica localizada em um largo fronteiro à Baía de Paraty, na cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Foi erguida em 1972, tornando-se a Igreja Matriz em substituição a Igreja da Sé, sendo  tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 1952.

e parati

5. A famosa Catedral da Sé fica localizada no centro de São Paulo, na Praça da Sé. Considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, esta bela construção arquitetônica foi inaugurada em 1954 e em seu acabamento foram utilizadas 800 toneladas de mármore. E a maior igreja da cidade de São Paulo e uma das maiores do Brasil e do mundo. Possui 111 metros de comprimento por 46 metros de largura, além de duas torres com 92 metros de altura cada.

Catedral da Sé
Catedral da Sé

Por Juliana Paul Mostardeiro e Cristian Ferrari

Edição de Fotografia de Cristian Ferrari

Juliana Paul Mostardeiro é fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Cristian Ferrari é fundador da Creative Design, empresa localizada em São Paulo, que tem como missão criar peças de identidade visual que reflitam o espírito da sua empresa. Como fotógrafo realizou sua 1ª exposição em 2008, recebendo diversos prêmios desde então pelo seu trabalho. É formado em Turismo pela Universidade Paulista e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.

Sobre Aqui é Assim

Check Also

5 mais: Agra

O Aqui é Assim selecionou para a Série Fotográfica as 5 mais: Agra. A cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *