10 mais: Bolívia

O Aqui é Assim selecionou, para a Série Fotográfica: as 10 mais Bolívia, imagens do país onde estão algumas das cidades e regiões mais altas do mundo. De La Paz a Sucre, de Chalcataya ao Salar, a Bolívia é um país de história e de belezas naturais.

1. La Paz é uma das cidades mais populosas da Bolívia. Fica localizada a 3.660 metros de altitude, a oeste do país, onde esta a sede do Governo Boliviano desde 1898, embora a cidade de Sucre ainda seja a capital constitucionalmente.

La Paz
La Paz

2.  Chalcataya, a 30 km da cidade de La Paz, é um pico da Cordilheira dos Andes com 5.421 metros de altitude.  Hoje já não é mais possível esquiar no local, que já foi a montanha de esqui mais alta do mundo, mas a beleza de Chalcataya ainda atrai turistas durante o ano todo. A foto foi tirada do próprio Chalcataya e mostra o Huayna Potosí.

Chalkataya
Chalkataya

3. Salar do Uyuni, o deserto branco boliviano, é considerado a maior planície de sal do mundo com 10.582 Km². O Salar fica entre as cidades de Potosí e Oruro, no sudoeste do país, e foi formado devido ao resultado das transformações de lagos na região. Hoje a grande planície é a principal via de transporte em todo altiplano boliviano.

Salar do Uyuni, o deserto branco boliviano
Salar do Uyuni, o deserto branco boliviano

4.  Campos de Quinoa próximos a fronteira com o Chile. A planta, largamente encontrada na região, é considerada segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação um dos alimentos mais completos que existem. O colorido da Quinoa muda a paisagem do altiplano boliviano.

Campos de Quinoa
Campos de Quinoa

5.  As Águas termais bolivianas ficam próximas ao Salar, no caminho para os vulcões, e algumas dessas piscinas chegam a uma temperatura de 38ºC. A região possui ainda vários gêiseres em atividade.

Águas termais bolivianas
Águas termais bolivianas

6. A Laguna Boliviana, localizada na Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa, fica próxima a fronteira com o Chile, na região de Potosí, no sopé do vulcão inativo Licancabur. Na imagem podemos ver diversos Flamingos, espécie muito comum nesta área.

A Laguna Boliviana
A Laguna Boliviana

7. A Laguna Colorada, também localizada na Reserva Nacional da Fauna Andina Eduardo Avaroa, possui esta coloração devido ao contraste entre as ilhas de sal, presentes na região, e as águas de pigmentação vermelha, oriunda das algas. A área possui 60 km² de extensão e fica a 4.728 metros de altitude.

Laguna Colorada
Laguna Colorada

8. A Laguna Verde, também localizada na reserva, possui uma área de 1.700 ha e sua cor varia entre o azul turquesa e o verde esmeralda devido a sedimentação de minerais como, por exemplo, o arsênio. Esta lagoa fica muito próxima ao vulcão inativo Licancabur. Suas águas podem atingir temperaturas abaixo de – 50°C e os ventos gelados são muito comuns na região, mas a paisagem não deixa de ser impressionante por conta disso.

Laguna Verde
Laguna Verde

9. Potosí, capital da província de Tomáz Frías, fica a 3.967 metros de altitude, sendo considerada uma das cidades mais altas do mundo. As construções como a Catedral Gótica, a Casa da Moeda e a Universidade Tomás Frias fazem a cidade ser reconhecida também pelo seu patrimônio arquitetônico. Na imagem, vemos uma típica boliviana em uma das ruas de Potosí.

Potosí, a capital constitucional da Bolívia
Potosí, a capital constitucional da Bolívia

10. Sucre, a capital constitucional da Bolívia, é a 5ª mais populosa do país, e em 1991 foi considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial da Humanidade. A foto foi tirada aos arredores da cidade.

Sucre
Sucre

Texto de Juliana Paul Mostardeiro

Fotos e edição de Cristian Ferrari

Juliana Paul Mostardeiro é fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Cristian Ferrari é fundador da Creative Design, empresa localizada em São Paulo, que tem como missão criar peças de identidade visual que reflitam o espírito da sua empresa. Como fotógrafo realizou sua 1ª exposição em 2008, recebendo diversos prêmios desde então pelo seu trabalho. É formado em Turismo pela Universidade Paulista e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.

Sobre Aqui é Assim

Check Also

5 mais: Agra

O Aqui é Assim selecionou para a Série Fotográfica as 5 mais: Agra. A cidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *