Home / Planeje sua viagem / Primeiros Passos / Diversos / 8 dicas para fotografar os momentos da sua viagem

8 dicas para fotografar os momentos da sua viagem

Ah fotografar! Cada imagem registrada nos remete a tantos momentos não é mesmo? Aquele lugar fantástico que você visitou, a praia paradisíaca das últimas férias, os amigos do mochilão do ano passado. Mas nem sempre, conseguimos captar esses momentos de forma adequada e por este motivo preparamos este post com 8 dicas para ajudar você a garantir que os melhores momentos fiquem gravados além da memória.

1. Planeje com antecedência

Um dos pontos básicos para melhorar suas fotos é o planejamento antecipado do que vai ser fotografado. Pense nos seguintes pontos:

O que vou fotografar?
Quais são as condições de luz e de ambiente?
Veja, através do visor, qual o ângulo que lhe dará melhor enquadramento e composição do assunto. Lembre-se de que todo o processo fotográfico pode ser controlado por você, antes de apertar o disparador. Uma lente teleobjetiva ajudará bastante, pois permite que o fotógrafo se mantenha afastado do assunto, facilitando a desinibição e a expressão natural.

2. Fotografe de perto

Observe as fotos dos bons fotógrafos: não há espaço vazio. O assunto de interesse está enchendo o fotograma. Uma foto feita de perto elimina o excesso de fundo e o efeito desagradável do segundo plano. Enquanto isso, um close mostra apenas os detalhes absolutamente essenciais, além de oferecer maior impacto à foto.

Pequenos animais e flores, por exemplo, quando fotografados de perto, poderão mostrar detalhes nunca observados. Para fotografar de perto, entretanto, é necessário tomar certos cuidados como ativar a função Macro da sua máquina, saber a distância mínima de foco da lente e tomar cuidado com profundidade de campo (área nítida da foto que em macros costumas ser muito pequenas).

Fotografe de perto
Fotografe de perto

3. Elimine o fundo

Um dos problemas que prejudicam a boa fotografia é o fundo. Fundos mal escolhidos podem estragar completamente as fotos. Uma foto em que não há preocupação com o fundo por parte do fotógrafo, pode apresentar:

  • Muita coisa atrapalhando e se misturando com o assunto em primeiro plano.
  • Fundos como um poste, árvore, um ramalhete de flores ou outro objeto, se aparecerem atrás da cabeça de uma pessoa, causam impressão desagradável.

Para melhorar o fundo da foto, você deve:

  • Mudar o ângulo de tomada da fotografia, até conseguir eliminar o efeito desagradável.
  • Mudar a posição do assunto.
  • Utilizar grande abertura do diafragma, com velocidade do obturador adequada às condições de iluminação. Isso diminui a profundidade de campo e desfocaliza o fundo.
Elimine o fundo
Elimine o fundo

4. Enquadre bem

Procure enquadrar o tema corretamente, observando o alinhamento das linhas horizontais e verticais da câmera. Enquadramento significa composição, isto é, a seleção e o arranjo que se deve fazer do assunto, antes de fotografá-lo. Você pode conseguir a melhor composição do assunto de várias maneiras:

  • Preencha os espaços vazios. Utilize os elementos em cena para criar harmonia na foto e não criar concorrência desviando o olhar do assunto principal.
  • Ao fotografar pessoas, procure deixá-las em destaque ou utilize elementos do fundo para compor a cena.
  • As pessoas devem ser fotografadas em atitudes naturais, assim você conseguirá maior beleza e naturalidade em suas fotos. Evite poses rígidas e forçadas.
  • Procure examinar o assunto de vários ângulos: mais perto, mais longe, de cima para baixo, de baixo para cima. Analise bem todos os ângulos e escolha o que mais lhe agradar e só então aperte o disparador. Se tiver dúvidas, tire duas ou três fotos de ângulos diferentes e assim será mais fácil estudá-las para escolher a melhor depois.
Enquadre bem
Enquadre bem

5. Use a Regra dos Terços

Esta opção está disponível em todas as máquinas digitais. Com ela ativa você deve colocar cada elemento nos pontos (ou próximo deles) de ligação das linhas imaginárias‚ ou em cada terço da imagem delimitado por elas. Pronto‚ você estará criando uma foto em que seus elementos estarão distribuídos de forma regular e equilibrada.

Observe a foto abaixo e o esquema dos terços: o início da queda d’água está localizado próximo ao cruzamento superior direito, a própria queda desce pela linha e no cruzamento inferior direito está a base da cachoeira. No cruzamento inferior esquerdo ainda temos o vapor d’água sendo expelido.

Use a Regra dos Terços
Use a Regra dos Terços

6. Fotografe pessoas na vertical

Um erro muito comum é fotografar pessoas na horizontal e deixar 2/3 da foto sem assunto. Quando se fotografa na vertical você preenche o quadro com seu objeto principal, a pessoa, deixando pouco espaço para coisas que vão tirar a sua atenção. Utilize ainda um bom corte para aproveitar o máximo do corpo do seu modelo.

Essa dica não vale no caso de você querer mostrar uma paisagem de fundo, nesse caso utilize a regra dos terços e coloque a pessoa no canto direito dando espaço para mostrar a cena de fundo.

Fotografe pessoas na vertical
Fotografe pessoas na vertical

7. Use o flash de dia

A luz direta do Sol pode ser tão prejudicial a uma foto quanto a falta de luz. Uma luz intensa como a do meio dia traz consigo sombras pesadas que encobrem o rosto das pessoas. Nessa hora você pode utilizar o flash para preencher as sombras e dar destaque ao assunto.

É muito comum também as pessoas saírem com sombras no rosto em conta de estarem usando bonés ou chapéus, ou ainda por se inclinarem à frente ou por ficarem de costas para o sol. Em qualquer um desses casos o flash pode resolver o problema.

Use o flash de dia
Use o flash de dia

8. Cuide ao cortar as pessoas

Quando for fotografar pessoas tenha o cuidado de realizar os cortes nas partes do corpo certas, ou seja, nas junções. Por exemplo, se tirar meio corpo corte na linha da cintura, se não for possível pegar a pessoa inteira corte nos joelhos. Nunca esqueça dos pés, eles são pequenos mais causam uma impressão estranha se forem cortados.

Quando a paisagem do segundo plano contar muito e for aproveitada, coloque a pessoa inteira no canto esquerdo da foto e apresente a paisagem no resto da foto. Esse formato também serve para um corte na linha da cintura, dando mais destaque para a pessoa fotografada.

Cuide ao cortar as pessoas
Cuide ao cortar as pessoas

Por Cristian Ferrari

Cristian Ferrari é fundador da Creative Design, empresa localizada em São Paulo, que tem como missão criar peças de identidade visual que reflitam o espírito da sua empresa. Como fotógrafo realizou sua 1ª exposição em 2008, recebendo diversos prêmios desde então pelo seu trabalho. É formado em Turismo pela Universidade Paulista e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.

Sobre Aqui é Assim

Check Also

Cuidados com a pele

Atenção viajante: como cuidar da pele em ambientes quentes e frios

Sabemos que a temperatura influencia o estado da nossa pele, certo? E quando estamos viajando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *