Home / Planeje sua viagem / Primeiros Passos / Hospedagem / Couchsurfing? Saiba o que é e como funciona

Couchsurfing? Saiba o que é e como funciona

Você já ouviu falar sobre o Couchsurfing? Escutou um relato sobre o quanto a rede ajudou em algum mochilão? Já viu vários amigos viajarem com facilidade e contarem as suas aventuras com outros Couchsurfers? Tem curiosidade sobre a rede, mas não sabe exatamente como ela funciona? Ou nunca ouviu falar sobre o que é e quer saber agora? Não se preocupe!

O Aqui é Assim preparou este post para tirar todas as suas dúvidas sobre uma das maiores redes de hospitalidade do mundo.

Perfil no Couchsurfing
Perfil no Couchsurfing

O que é?

O Couchsurfing é uma rede on-line de pessoas interessadas em receber hóspedes (host) ou ser hospedadas (surfer), simples assim! Uma comunidade que tem hoje mais de 10 milhões de usuários, espalhados em 230 países, e onde é possível, através de seu sistema, gerenciar acomodações e compartilhar experiências ao redor do mundo sem pagar nada por isso.

Dashboard do Couchsurfing
Dashboard do Couchsurfing

Como surgiu?

O Couchsurfing foi criado pelo Norte-americano Casey Fenton com o objetivo de ser um sistema on-line e gratuito para busca de acomodações. De lá par cá, apesar da plataforma ter sofrido algumas instabilidades, que levaram inclusive a perda de dados em 2006, a rede conquistou milhares de viajantes mundo afora, que encontraram não só uma forma de garantir um sofá durante a viagem, como também de fazer amigos e compartilhar dicas e experiências.

Como funciona?

Simples! Basta acessar o site do Couchsurfing e fazer o seu cadastro. Acessando a rede você terá que configurar a sua conta, que tipo de notificações deseja receber e preencher o seu perfil com informações de contato, descrição sobre você, porque fazer parte do Couchsurfing, filosofia de vida, interesses, países em que morou e visitou, além de fotos. É possível verificar também, mediante pagamento, o seu endereço e telefone, uma forma de transmitir mais segurança e confiança para os milhões de usuários.

Quanto mais detalhado for o seu perfil melhor, maior será a confiança das pessoas em querer passar uns dias na sua casa ou hospedar você naquela trip que está planejando. Seja sincero e verdadeiro em relação a sua descrição e preferências, o que facilita para que a estadia seja bacana para ambos os lados.

No seu perfil você pode ainda editar as preferências caso queira receber alguém, como por exemplo se o seu sofá está disponível, quantas pessoas você pode receber, qual o máximo de dias que podem ficar, se você tem preferência por gênero, se recebe fumante, pessoas com crianças; além de toda a descrição da casa e suas respectivas regras.

Preferências
Preferências

Outra coisa bacana é a de que é possível criar a sua rede de amigos. A cada viagem você pode adicionar as pessoas que conheceu ou simplesmente adicionar os seus amigos do Facebook que mais utilizam o sistema. A rede possui ainda grupos de discussão por país e região e ainda é possível receber notificações de eventos de locais do seu interesse. Os grupos ajudam a aproximar as pessoas e aumentam a segurança para os usuários.

Para enviar mensagem para um amigo ou solicitar um sofá para uma pessoa que ainda não faz parte da sua rede, basta selecionar o Couchsurfer desejado, entrar em seu perfil e clicar no ícone enviar mensagem ou solicitar sofá. Você também pode acompanhar as mensagens que recebe no próprio Couchsurfing ou através de notificações por email.

O Couchsurfing é seguro?

Sim! A rede possui um sistema de avaliação para hosts e surfers. Logo a sua experiência pode ser avaliada como: positiva, neutra ou negativa.Quanto mais avaliações positivas você receber, melhor! Maiores serão as suas chances de garantir um sofá na próxima viagem.

Então se você está pensando em deixar aquela informação importante fora do seu perfil, considere colocá-la, evitando assim avaliações negativas sobre a sua pessoa.

Claro que vão existir pessoas mal intencionadas, como em todos os lugares, mas este sistema de avaliação diminui muito os riscos para quem quer hospedar ou busca por um sofá.

Referências
Referências

Além das avaliações, existe também um sistema de indicações com vouchers. Qualquer Couchsurfer pode ser presenteado ou presentear alguém com um voucher, desde que possua no mínimo 3, criando uma espécie de sistema de confiança na rede onde é possível indicar quais usuários são referência para você.

Couchsurfing X Hostel

O Coushsurfing não é um hostel, ou seja, você não terá alguém disponível 24h durante a estadia, muito menos terá serviço de quarto. Tenha consciência disso. Ser um Surfer significa saber respeitar as regras da casa de quem está recebendo você.

Talvez você tenha hora para sair e chegar em casa, talvez tenha limite de dias para ficar ou ainda tenha que ajudar nas tarefas domésticas. Lembre-se de que o Couchsurfing é uma comunidade de pessoas que tem o interesse de ajudar e fazer com que a sua experiência seja única. Então, respeite e colabore com o seu host; e se for receber alguém deixe claro quais são as regras que o Surfer deve obedecer.

A minha experiência com o Couchsurfing

Experiências no Couchsurfing
Experiências no Couchsurfing

Conheci o Couchsurfing por indicação de amigo e durante meu intercâmbio para a Malásia tive a oportunidade de viajar para Cingapura, Hong Kong e China. Em todos esses países utilizei a rede para buscar acomodações e sempre tive experiências incríveis. Além de amigos, ganhei dicas preciosas durante minhas trips, como por exemplo, sobre como utilizar o sistema de metrô, onde ficavam os pontos turísticos que queria visitar ou os melhores lugares para comer.

A dica é sempre procurar por Couchsurfers como muitas avaliações positivas, ou seja, que sejam para a rede sinônimo de segurança e não de problemas.

Foi o jeito que encontrei para fugir das viagens convencionais, conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e ainda deixar a grana da hospedagem para comprar aquele souvenir bacana para a família.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Sobre Aqui é Assim

Check Also

O Aqui é Assim quer saber

A sua opinião é muito importante para a gente. Nos ajude respondendo a esta rápida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *