Uma informação diferente para cada pessoa que você pergunta sobre a confusa taxa de contribuição. Aqui é exatamente assim. Ninguém sabe ao certo como funciona. Então, depois de quase dois meses no país sem entender direito sobre esta dedução, decidi ir direto ao Tax Office e tirar todas as minhas dúvidas. E foi a melhor coisa que fiz.
Aqui seu salário funciona assim você precisa pagar ao governo uma “simbólica taxa de 26%” sobre seu salário. Achou alta? Com certeza é.
Mas antes de desistir de embarcar em uma temporada pelo país. Vamos entender melhor como esta dedução funciona.
Se durante o ano corrente você trabalhar menos de 182 dias, será deduzido de seu salário este percentual de 26%. No entanto, ficando mais do que 6 meses, este valor é restituído após o período de 182 dias e você passa a contribuir com um trabalhador local.
Vamos exemplificar.
No meu caso cheguei ao país em outubro, logo, no ano de 2013 trabalharei menos de 182 dias, ou seja, devo pagar a taxa de 26% sobre meu salário referente ao período trabalhado no presente ano. No entanto, se em 2014 eu trabalhar mais do que seis meses e o salário for superior a 2499 Ringgit (MYR) a dedução passa a ser de 4%, ou seja, você passa a contribuir como um trabalhador local e ainda pode ter o valor de 26% pago referente a 2013 restituído, pois no final o governo considera o período total trabalhado no país.
Se o salário for igual ou inferior a 2499 Ringgit (MYR) não existe dedução, exatamente como funciona no Brasil. Existe uma base para passar a contribuir.
No entanto, para quem deseja passar um período mais curto no país, trabalhar por apenas dois meses, não é necessário pagar a taxa exigida.
Mas como funciona está dedução?
Existem duas possibilidades: ou a empresa onde você trabalha declara mensalmente seu salário e desconta os 26%, ou você declara on-line entre abril ou março e faz um único pagamento referente aos meses trabalhados no ano anterior. A restituição só pode ser solicitada após os 182 dias no país.
Ficou claro? Se não, deixe um comentário para gente.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.