O Aqui é Assim selecionou, para a Série Fotográfica: as 10 mais Índia, imagens de um país que impressiona pela sua história, pela sua cultura, pela sua arquitetura e pela simbologia de monumentos como o Taj Mahal. Da Cidade das Pérolas a Cidade Azul, a Índia é um país que fascina.
1. Taj Mahal, o famoso monumento ao amor, foi construído entre 1632 e 1653, em memória a esposa favorita do imperador Shah Jahan, Aryumand Banu Began. A princesa persa muçulmana era chamada por seu esposo de Mumtaz Mahal, que significa a Jóia do Palácio.
2. Itmad-ud-Daulah ou Baby Taj foi a primeira tumba em mármore da Índia e que veio a inspirar a construção do Taj Mahal alguns anos mais tarde, representando um marco arquitetônico, já que até então a característica das construções era o arenito vermelho.
3. Darwaza, a entrada principal para o Taj Mahal, e o jardim persa com seus canteiros de flores, árvores, fontes e espelhos d’água. Cada seção do jardim é dividida por caminhos em 16 canteiros de flores, com um tanque central de mármore entre a entrada e o mausoléu.
4. Fatehpur Sikri, conhecida como a cidade abandonada, demorou cerca de 15 anos para ser construída e, uma vez finalizada, o imperador viveu pouco mais de uma década lá, devido a falta de planejamento quanto ao abastecimento de água. Foi toda esculpida em pedra, chegando a confundir com madeira, tamanha a perfeição.
4. O Palácio dos Ventos, localizado na cidade de Jaipur no Estado do Rajastão, possui 5 andares e 953 janelas em sua fachada. Foi construído no século XVIII pelo Marajá Sawai Patrap Singh para que as mulheres do seu harém olhassem as ruas sem serem vistas. Sua lateral estreita faz com que ecoe uma suave melodia de seu interior, quando o vento sopra.
5. Jantar Mantar é um observatório astronômico. Seus instrumentos foram construídos em tamanho de prédios, de modo que as pessoas podem ir caminhando e interagindo ao mesmo tempo, sendo possível ver informações de horas, eclipses, estrelas e signos. Ao fundo, no alto, vemos o Amber Fort.
6. Jal Mahal Jaipur ou Palácio das Águas fica no meio Man Sagar Lake. Este palácio tem, aproximadamente, 300 anos e seu acesso só é possível através de barcos.
7. A Avenida Rajpath, na capital Delhi, se estende do Rashtrapati Bhavan, o palácio presidencial, até o Dhyan Chand National Stadium. Do alto da avenida é possível ver o Indian Gate, construído em homenagem aos soldados mortos na Primeira Guerra Mundial e na Terceira Guerra Afegã.
8. O Red Fort, forte de cor típica avermelhada do arenito, foi erguido por volta de 1500, na curva do Rio Yamuna, sendo residência de três imperadores mongóis. Possui 2 km de extensão e 20 metros de altura.
9. Jodhpur, localizada no noroeste da Índia, a cidade é conhecida por sua tonalidade azul sendo chamada também de Blue City. Ao fundo da imagem, podemos ver o imponente Palácio Umaid Bhawan, uma das maiores residências privadas do mundo e que pertenceu ao Marajá Umaid Singh. Hoje em dia, a maior parte foi transformada em um luxuoso hotel da Rede Taj.
10. Hyderabad é conhecida como a Cidade das Pérolas e faz conexão entre o Norte e Sul do país. Apresenta também uma crescente área de Indústria de Pesquisa e Desenvolvimento, sediando o HITEC City, tido como o “Vale do Silício” Indiano.
Por Bibiana Camargo
Edição de Fotografia de Cristian Ferrari
Bibiana Camargo adora viajar e descobrir novos lugares e sabores. Trabalhou na Câmara dos Deputados em Brasília e atualmente mora em São Paulo, onde trabalha no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. É formada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cristian Ferrari é fundador da Creative Design, empresa localizada em São Paulo, que tem como missão criar peças de identidade visual que reflitam o espírito da sua empresa. Como fotógrafo realizou sua 1ª exposição em 2008, recebendo diversos prêmios desde então pelo seu trabalho. É formado em Turismo pela Universidade Paulista e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.