Florianópolis, ah Florianópolis! A famosa Ilha da magia é sinônimo de sol, mar, calor, belas praias, badalação e chuva. Chuva? Isso mesmo, chuva.
O tempo na ilha costuma ser naturalmente instável, sendo possível vivenciar as quatros estações do ano em um único dia; e também, frequentemente, impactado por algum fenômeno natural como, por exemplo, o El Niño, que costuma castigar o Estado de Santa Catarina com meses bastante chuvosos em alguns anos.
Mas isso não é de fato um problema. Afinal tanto a ilha, quanto o continente, oferecem sim opções para os dias sem sol. Por isso, o Aqui é Assim preparou este post com dicas de 3 lugares que você pode conhecer mesmo embaixo d’água. Além de serem de fácil acesso, mesmo para quem vai utilizar o transporte público da cidade, agradam também o bolso, garantindo assim a diversão.
Vamos lá.
1. Coqueiros: localizado na parte continental da capital catarinense, o bairro é tido como uns dos mais charmosos da cidade e possui uma das vistas mais lindas do sul da baía. Além das três praias: Rizzo, Saudade e do meio; a região abriga a via gastronômica agradando os mais diferentes paladares. O conjunto de restaurantes ao longo da orla trás cardápios variados, desde comida oriental, até massas, pizzas, grills, frutos do mar, etc.
Diante de tantas opções, cabe escolher aquela que se encaixa melhor no seu bolso. Uma boa pedida, para quem gosta de boa comida, boa música e ambiente agradável, é o Bar Zé Mané ou também a famosa Toca do Paru com seus deliciosos frutos do mar e cerveja gelada servidos a beira da praia.
2. Lagoa da Conceição: Casa Cultura, Jack’s & Jack’s, Books & Beers, Marquês da Lagoa, Empório Mineiro, John Bull e Back Swan são apenas algumas das opções de cafés, restaurantes, bares e casas noturnas que a famosa lagoa tem a oferecer, agradando aos mais diferentes gostos, ouvidos e paladares.
Uma boa e gratuita opção é o samba de rua que rola todos os domingos a tarde na praça. Outro passeio barato e que mesmo com chuva vale a pena é o passeio de barco pela costa da lagoa, que sai de hora em hora e custa apenas 15,00. O fato é que faça chuva, faça sol, a lagoa é um dos redutos preferidos dos moradores da ilha e também de turistas.
3. Mercado Público: o mercado é parada obrigatória e fica localizado no centro histórico da cidade. Possui um dos restaurantes mais tradicionais: o Box 32. Fundado em 1982 é constantemente frequentado por artistas e figuras públicas nacionais de peso. O lugar possui um clima agradável para almoçar, apesar de sempre cheio, e pratos para ninguém botar defeito. Mas existem também outras boas opções no lugar com pratos variados e música ao vivo.
Além do mercado público, se o tempo permitir, é possível dar uma esticadinha e conhecer um pouco mais do centro da cidade como a Praça XV, a Catedral Metropolitana e o Palácio Cruz e Souza.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.