Cyberjaya, The Intelligent City (A Cidade Inteligente) como é chamada, foi construída há pouco mais de 10 anos para ser o Vale do Silício local. Localizada a 30 minutos da capital Kuala Lumpur e a 15 da capital administrativa do país, Putrajaya, forma com a última The Multimedia Super Corridor na Malásia.

Dividida por setores (Cyber 1, Cyber 2, Cyber 3, …) a ainda pequena Cyberjaya abriga empresas como T-systems, Dell, HP, DHL, Satyam, Wipro, HSBC, Ericsson, Motorola, OCBC, BMW, IBM, Shell IT, Monster.com, Vivanova Systems. Um pólo tecnológico que deve receber um investimento de 15 milhões de dólares nos próximos anos.

Com cerca de 10 mil habitantes, chegam a circular pela cidade, aproximadamente, 40 mil pessoas todos os dias e estima-se que dentro de 10 anos a cidade chegue a 100 mil habitantes.
Considerando que Cyberjaya abriga inúmeras empresas multinacionais e duas universidades internacionais, a cidade ainda carece de uma boa infraestrutura, pois apesar de organizada, limpa e segura, conta com apenas mini-mercados, poucas farmácia, algumas clínicas médicas, bancos, lavanderias, imobiliárias, é claro; uma academia, um pequeno posto dos correios, uma feira local no Street Mall, que funciona somente quartas e sextas-feiras; e um terminal de ônibus. O transporte público na cidade funciona 6h às 23h e o metro, localizado em Putrajaya, das 5h às 1h. Não há ainda um centro comercial ou shopping (em fase de construção), hospital, cinema, bares ou boates, correios e terminal rodoviário.

No entanto, mesmo oferecendo poucas opções, de uma coisa quem vive em Cyberjaya não pode se queixar: a variedade de restaurantes que a cidade oferece (Chinês, Indiano, Malaio, Árabe, Mexicano …). Variedade essa para todos os gostos e também para todos os bolsos. Outro ponto que agrada muito é o fato de alguns restaurantes e mini-mercados funcionarem 24h por dia por conta das empresas de TI que possuem turno à noite.
Se o assunto for relaxar, opção é o Cyberjaya Lake, onde pode-se caminhar, correr, andar de bicicleta ou apenas sentar e admirar a bela Seri Wawasan Bridge, que fica em Putrajaya; ou então, há quem prefira gastar mais e passar o dia desfrutando de massagens e outros serviços no Cyberview Logde Resort & Spa.

Apesar de oferecer poucas opções para os moradores, o que se percebe diariamente é que a cidade inteligente está crescendo rapidamente e que dentro de alguns anos será um dos destinos preferidos para se viver na Malásia, devido aos investimentos que vem recebendo e a maneira organizada como vendo sendo estruturada.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.