Olá, meu nome é Ana Paula Krolow e realizei meu intercâmbio em Piura, no norte do Peru, de dezembro a janeiro de 2015, através da AIESEC em Pelotas.
Eu sou estudante de Administração, e conheci a AIESEC quando me inscrevi para ser membro do comitê local, em abril de 2013. Trabalhei na organização como membro, diretora e presidente até o final de 2014, quando resolvi finalizar minha experiência fazendo meu intercâmbio voluntário.
Anteriormente, já havia realizado outros intercâmbios, para lugares mais distantes, entretanto dessa vez decidi que gostaria de conhecer um pouco melhor essa cultura tão rica e tão próxima que é a da América Latina.
O destino
Eu tinha alguns “pequenos” pré-requisitos para, enfim, escolher meu destino final. Primeiramente, eu gostaria de fazer meu trabalho em alguma cidade do interior, apesar de amar o clima de cidade grande e ter muito interesse em conhecer as capitais. Queria me envolver de verdade com a cultura local e curtir essa experiência em uma cidade mais tranquila e, também, queria escolher um comitê que fosse receber vários intercambistas na mesma época. Juntando esses fatores, eu esperava ter as férias dos meus sonhos.
Foi assim que fui parar em Piura, uma cidade lá na pontinha do Peru, pertinho do Equador, onde já me surpreendi na chegada. O Peru é muito fascinante, principalmente pela quantidade de paisagens e climas totalmente diferentes que se pode encontrar a curtas distâncias. Em Piura faz bastante calor, bastante mesmoooo, e são raras as chuvas no período do verão. Mas em algumas horas de ônibus pode-se chegar a Huaraz, onde neva! Voltando a minha chegada em Piura, me deparei com o tal calor, muita areia, e um trânsito caótico! Mas aos poucos a cidade foi me ganhando, junto com as pessoas que conheci lá (além do pessoal local e da AIESEC, éramos cerca de 40 intercambistas de vários países).
O projeto
O projeto que fui desenvolver é o Cultural Factory, que se realizada nas escolas da zona rural de Piura, e consiste em ministrar aulas e atividades de suporte escolar e recreação a crianças de 6 a 12 anos. Trabalhávamos interpretação de texto, inglês, português e reforço de matemática através de temas como higiene pessoal, culturas diferentes, meio ambiente e etc. E apesar das condições precárias que tínhamos, foi um trabalho lindo, pois além de ensinar algo para aquelas crianças, despertar um pouquinho de interesse em conhecer o mundo, aprendi muita coisa! Aprendi a abrir a mente para outros modos de se levar a vida, a desconstruir meus conceitos de “bom” e “ruim”, e que nem sempre nosso jeito de fazer as coisas são a única possibilidade. Sobre o comitê de Piura, fui muito bem recebida pelos membros da AIESEC de lá, e fiquei hospedada em uma casa de família extremamente atenciosa e simpática.
Por fim, tive a oportunidade de conhecer lugares fantásticos acompanhada de pessoas muito legais! Apesar de reconhecer e gostar de história e lugares relacionados a isso, sou do tipo de viajante movida por “prazeres”, lugares com paisagens lindas e experiências intensamente divertidas me cativam, e o Peru também é o lugar certo para isso. É possível visitar praias belíssimas, andar de buggy num deserto e acabar admirando um oásis, fazer uma trilha até Machu Picchu, subir montanhas e conhecer a neve… Tudo isso em um só roteiro e em um só país. A América Latina é realmente sensacional!
Por Ana Paula Krolow
Fotos de Marco Antonio Barros
Ana Paula Timm Krolow entrou na AIESEC em Pelotas em abril de 2013, e foi Diretora de Intercâmbios Corporativos para Organizações e Presidente do Comitê Local em 2014. Ainda no final de 2014 realizou um intercâmbio social em Piura, no Peru. Atualmente é graduanda de Administração pela Universidade Federal de Pelotas, e de Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas.
Olá, Ana!
Encontrei seu post ao pesquisar infromações sobre Piura.
Em julho irei fazer um intercâmbio voluntário para lá e queria muito sua ajuda, se possível!!
Vi que você conheceu vários lugares além de Piura, e queria saber como se organizou para isso (se já estava tudo programado de antes ou resolveu isso quando já estava lá).
Enfim, iria amar se pudesse me dar algumas dicas de quem já foi.
Desde ja, obrigada!!
Olá Thayane
Tudo bem?
O Aqui é Assim tem uma parceria com a AIESEC Brasil, e o relato da Ana que você leu foi fruto desta parceria :)))
Para que possa tirar as suas dúvidas e preparar a sua viagem segue o email da Ana – anapaula.krolow@aiesec.net.
Espero ter te ajudado.
Abraços.
Juliana Mostardeiro
Founder at Aqui é Assim
Oi Thayane, tudo bem?
Também estou com destino à Piura em Julho, entra em contato comigo pra gente compartilhar as coisas!
Meu e-mail é: maarquesjessica@hotmail.com
Um abraço!