O Aqui é Assim selecionou para esta Série Fotográfica fotos que contam um pouco da história deste país que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Do império a modernidade, os clicks mostram uma China milenar, em desenvolvimento e com o grande desafio de crescer de forma sustentável.
1. A Grande Muralha da China, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é composta por várias muralhas que foram erguidas durante a China Imperial. Na foto chineses trabalham na conservação da Muralha de Mutianyu, que fica próxima a capital Pequim.
2. A Cidade Proibida, centro do Império Chinês nas Dinastias Ming e Qing, é um conjunto arquitetônico de pavilhões e palácios localizada no centro de Pequim. Um grande museu a céu aberto que pode se visitado diariamente.
3. A Praça da Paz Celestial ou Tiananmen Square, no centro da capital chinesa, foi o marco dos protestos que ocorreram no ano de 1989 contra o Governo Chinês e que resultaram no Massacre de 4 de Junho, onde diversos manifestantes foram duramente reprimidos. A foto mais emblemática desse período é a de um militante em frente a tanques de guerra.
4. The Temple of Heaven ou O Templo dos Céus, também em Pequim, é um complexo de templos Taoista, o maior de toda República Popular da China. Na imagem crianças brincam enquanto são fotografadas pelos pais, que tem ao fundo a Sala da Oração pelas Boas Colheitas.
5. O Templo dos Céus foi construído no ano de 1420 e desde 1998 é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O templo foi utilizado nas Dinastias Ming e Qing para pedir e agradecer a intervenção celestial durante as colheitas.
6. A Rua Qianmen ou Rua Comercial Dashilan é uma das mais antigas e famosas ruas de comércio em Pequim. Uma rua apenas para pedestres onde encontra-se boas casas de chá, lugares para comer ou lojas de souvenirs.
7. O Estádio Nacional de Pequim ou Ninho de Pássaro, como ficou mundialmente conhecido, foi construído para receber os Jogos Olímpicos de 2008. O estádio é considerado um das mais bonitos do mundo e virou ponto turístico da capital Chinesa.
8. The Bund, o famoso cartão postal de Xangai, significa cais aterrado. A área compreende os edifícios em torno do Rio Huangpu e o belíssimo cais no centro da capital financeira da China.
9. A Torre Pérola do Oriente atrai milhares de turistas que buscam ver Xangai do alto dos seus 468 metros de altura, sendo considerada a torre mais alta da Ásia. A famosa torre de TV fica localizada no Distrito de Pudong, no lado oposto ao The Bund. Na imagem a névoa mostra o maior desafio do governo Chinês: a poluição.
10. O KK100 é o 8º maior Edifício do Mundo. Com seus 441 metros de altura embeleza a cidade de Shenzhen, ao Sul da China. Shenzhen é considerada a cidade mais arborizada do país, com enormes parques. A foto foi tirada no Shenzhen Lichee Park.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Edição de Fotografia de Cristian Ferrari
Juliana Paul Mostardeiro é fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.
Cristian Ferrari é fundador da Creative Design, empresa localizada em São Paulo, que tem como missão criar peças de identidade visual que reflitam o espírito da sua empresa. Como fotógrafo realizou sua 1ª exposição em 2008, recebendo diversos prêmios desde então pelo seu trabalho. É formado em Turismo pela Universidade Paulista e Técnico em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.