República da Cingapura, uma cidade-estado, localizada na Península Malaia, constituída por 63 ilhas e com aproximadamente 5 milhões de habitantes. Um dos quatro Tigres Asiáticos, junto com Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan; o pequeno território da Cingapura já foi parte da Malásia após a Segunda Guerra Mundial, o que explica a miscigenação semelhante de Malaios, Chineses e Indianos entre os países. A língua oficial do país é o Inglês, mas também fala-se o Malaio, o Mandarim e o Tâmil. A moeda é o Dólar da Cingapura.
Puro luxo, certo? Esta foi a primeira a impressão que tive da pequena Cingapura. E não é para menos. Singapura tem o quarto principal centro financeiro do mundo, o Marina Bay Sands, sendo considerada a melhor cidade para se fazer negócios segundo o Banco Mundial. Possui ainda um dos mais modernos aeroportos, o Aeroporto de Changi, o segundo maior mercado de jogos de cassino e o porto mais movimentado do mundo. É o lar do maior número de milionários per capita do planeta.
A primeira impressão não foi a toa, a quantidade de dinheiro que circula pelo país reflete uma cidade-estado com uma infraestrutura impecável, muito bem planejada, organizada, segura, turística, e bastante cara se compararmos a outros países do Sudeste Asiático como Malásia, Indonésia e Tailândia.
A economia é claro depende da indústria de exportação de refinados e de serviços, principalmente no que se refere ao turismo, contando com um sistema de transporte urbano excelente, redes de hotéis, opções de restaurantes e inúmeras atrações turísticas como festivais anuais, shows noturnos diários no Marina Bay e Garden Bays e o maior parque temático do Sudeste Asiático: o Sentosa. Também é responsável por promover aos visitantes os lugares mais relaxantes para se passar o dia e descansar a mente como o Marina Barrage.
A rica Cingapura, lugar de negócios e turismo, também é rica em cultura. Três povos dividem o país: Chineses, Indianos e Malaios, tal qual como na vizinha Malásia. Tal diversidade é percebida de forma muito intensa pelas ruas da cidade-estado, nos diferentes modos de vestir, na variedade de comida, na rica mistura de idiomas, na intensa celebração das religiões, nos templos espalhados pelo país, etc.
A República Parlamentar da Cingapura impõe rígida lei, considerada por muitos autoritária demais e bastante restritiva a liberdade individual, ou seja, ao livre arbítrio. Posso citar alguns exemplos de como a lei pega em Cingapura. Sob pesada multa é proibido: fumar, cuspir e mascar chicletes pelas ruas, andar de skate, andar em alta velocidade com o carro, praticar ato de vandalismo, praticar nudismo, e cachorro solto por aí, nem pensar, dentre muitas outras restrições; que inclusive já viraram motivo para a confecção de uma série de souvenirs com o slogan: Singapore is a fine city e o desenho de um policial com um cassetete.
Aqui é assim o povo corre, corre muito, mas nesse caso não é da polícia não, é pelas ruas, porque gosta da prática de exercícios. E como corre, corre em todo lugar, corre a toda hora. De genética magra a corrida só favorece a saúde do povo local, que tem como outra aliada a boa forma a variedade de comida.
Aqui na Cingapura é assim: puro luxo, riqueza de culturas, mistura de religiões, …; é andar na lei, é andar na linha, é estar seguro, …; é boa comida, diversidade de atrações e belos lugares para relaxar a mente.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.