Explorando Cenang com uma bela caminhada

Um pequeno paraíso chamado Langkawi

Quando pensamos nos paraísos do Sudeste Asiático a lista dos lugares mais desejados pelos viajantes são as praias de Phuket e Phi Phi na Tailândia, Bali na Indonésia, e Boracay nas Filipinas. Mas o que muitos ainda não sabem é que há outro pequeno paraíso, ainda pouco conhecido, chamado Langkawi e que fica na Malásia.

Pôr do sol em Pantai Cenang - Langkawi
Pôr do sol em Pantai Cenang – Langkawi

Este arquipélago possui 99 ilhas e fica localizado ao sul da Tailândia e ao noroeste da Malásia, no estado de Kedah. A menos de uma hora de voo da capital Kuala Lumpur, a maior de suas ilhas, com cerca de 65 mil habitantes, também recebe o nome de Langkawi, que é uma combinação de dois dos recursos naturais mais abundantes da região: águia (Helang), símbolo local; e o mármore (Kawi). Sua capital é Kuah e fica a 30 minutos de carro das praias mais procuradas: Pantai Kok, Pantai Tengah, é claro, a badalada Pantai Cenang.

Pantai Cenang
Pantai Cenang

Em 2007 a bela Langkawi foi reconhecida pela UNESCO como Geoparque Mundial devido a sua diversidade geológica e ao seu turismo sustentável.

Por ser uma área Duty Free, ou seja, isenta de impostos, é possível comprar diversos itens baratos em toda Langkawi, principalmente, a cerveja que é vendida a R$ 1,00, o que é muito difícil em um país muçulmano como a Malásia onde a religião restringe o consumo de álcool, tornando o preço da bebida muito alto.

Mas o que fazer na praia mais famosa: Pantai Cenang?

Durante o dia, além de aproveitar o sol e as águas claras, também é possível alugar lanchas, jet skis e caiaques, e fazer um pequeno passeio pelas áreas mais próximas. O aluguel geralmente é por uma hora e o valor depende da opção escolhida. Ainda é possível andar de banana boat e fazer alguns voos sobre Cenang. Já quem prefere fugir da areia e do mar, esta região possui um comércio bem variado, shopping e, é claro, o famoso aquário Underwater World, um dos maiores de todo o Sudeste Asiático.

A noite existe uma variada opção de bares e restaurantes, muitos inclusive a beira do mar, criando um clima especial para os visitantes, que além de degustar a comida local e tomar alguma coisa, ainda podem experimentar a famosa Shisha, conhecida no Brasil como Narguilé, e curtir uma boa música. Uma vez por semana também acontece o Night Market em Cenang, um mercado noturno onde é possível comer, beber e comprar itens variados.

Mas para quem deseja explorar outras partes do arquipélago o Aqui é Assim vai dar dicas de lugares bacanas para se passar o dia.

Os passeios: existem muitas opções de passeios e o que não faltam em Langkawi são agências loucas para atrair os turistas com os seus pacotes, que variam de 25 a 300 RM (moeda local).

Um passeio bacana e barato para se fazer é o Island Hopping Tour. São 3 horas de passeio por apenas 30 RM e é possível conhecer a bela ilha de Pulau Beras Basah, que oferece aos turistas uma pausa relaxante em suas águas cristalinas. Mas não espere muita infraestrutura, afina o local é pouco explorado para manter a natureza intacta. O passeio inclui ainda uma parada para apreciar o voo das águias em área de mangue e ainda uma bela pausa em Pulau Dayang Bunting que possui um enorme lago de água doce onde é possível nadar e andar de pedalinho.

The SkyBrigde: fica localizada em Gunung Mat Chinchang onde está o teleférico mais alto da Malásia. A ponte possui 700 metros de altura e oferece uma vista de tirar o fôlego da bela Langkawi. O passeio custa em média 50 RM.

Telaga Tujuh Waterfalls ou Seven Wells (7 quedas de altura): fica muito próxima a região do teleférico. É possível ir a pé, apenas 10 minutos de caminhada, ou de carro se preferir. Para chegar até as quedas é necessário ter muita perna, pois a subida é bem puxada, mas no final vale a pena já que as quedas formam algumas piscinas de água bem gelada.

E qual a melhor época para visitar Langkawi

Devido ao período de monções, os melhores meses para visitar o arquipélago é entre março e maio, quando o céu está sempre limpo e as águas ficam perfeitas para quem gosta de mergulhar.

Onde ficar em Langkawi?

Depende do seu bolso e da localização que você deseja. Em Pantai Cenang, por exemplo, a diária de um quarto de casal, mais afastado da praia, custa em média 30 RM. Já quem deseja ficar um pouco mais perto do mar, porém a 10 minutos a pé do centro de Cenang, é possível encontrar bons lugares entre 70 a 90 RM; e para quem deseja ficar na praia e no centro de Cenang os valores das diárias variam entre 120 a 200 RM, para os quartos mais simples.

Como chegar em Langkawi?

É possível chegar no arquipélago de 3 formas: através de barco vindo da Tailândia, de Ferryboat vindo da parte continental do país ou de avião.

Langkawi
Langkawi

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *