Home / Planeje sua viagem / Primeiros Passos / Documentos / Como fazer seu passaporte?

Como fazer seu passaporte?

1ª viagem internacional? Este post do Aqui é Assim vai ensinar o passo a passo de como obter o seu passaporte, da inclusão dos dados no sistema até a retirada do documento.

Passaporte Brasileiro
Passaporte Brasileiro

Mas onde fazer o passaporte? Acredito que esta seja a 1ª dúvida de quem precisa tirar o documento e, para quem não sabe, a Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão do mesmo, sendo o passaporte o único documento válido fora do território nacional.

A requisição deve ser feita pela internet no Portal da Polícia Federal. Para acessá-la clique em passaporte na parte de serviços do site. Em seguida clique na 1ª opção Requerer Passaporte (para brasileiros) como mostra a figura abaixo.

Portal da Polícia Federal
Portal da Polícia Federal

A documentação necessária para a obtenção do passaporte inclui: documento de identidade (para maiores de 12 anos); título de eleitor e comprovantes de que votou nas últimas eleições, ou declaração da Justiça Federal de que está em dia com suas obrigações eleitorais; documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para o sexo masculino); comprovante de pagamento da taxa; passaporte anterior se houver e CPF.

Confira a lista completa dos documentos e exigências específicas.

Na parte Requerer Passaporte o site descreve 6 passos que você deve seguir para fazer o seu documento sem erros. Após verificar se você possui todos os documentos necessários (1º passo) clique em emissão do passaporte. Em seguida abrirá uma segunda tela para o preenchimento dos seus dados como mostra a figura abaixo.

Tela de preenchimento para emissão do passaporte
Tela de preenchimento para emissão do passaporte

Preencha o formulário eletrônico e ao concluir o site vai gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 257,25, taxa exigida para a emissão do documento, que deve ser paga até a data do vencimento.

DICA DE OURO!

Ao preencher o formulário eletrônico preste atenção ao local de atendimento, pois em alguns postos da Polícia Federal é necessário agendar data e hora em que os documentos e a guia de pagamento devem ser entregues na unidade. A foto é coletada na hora.

A data de pagamento da taxa e a data do agendamento para comparecer à Polícia Federal são diferentes. O agendamento depende da demanda da unidade. No meu caso, demorou 20 dias após a data de pagamento da GRU.

Comparecendo ao posto da Polícia Federal, o processo pode ser acompanhado através do próprio site, mas o prazo máximo para que o documento fique pronto é de 6 dias úteis, e a retirada é feita na unidade onde o passaporte foi encaminhado.

O passaporte é válido por dez anos e após este período é necessário emitir um novo documento.

Este post ajudou? Ainda com dúvidas?

Deixe seu comentário ou envie um e-mail para a gente através de contato@aquieassim.com.br

Por Juliana Paul Mostardeiro

Fonte:

Portal da Polícia Federal

Sobre Aqui é Assim

Check Also

Cuidados com a pele

Atenção viajante: como cuidar da pele em ambientes quentes e frios

Sabemos que a temperatura influencia o estado da nossa pele, certo? E quando estamos viajando …

2 comments

  1. Muito bom, parabéns pelo artigo ficou bem explicado e me ajudou bastante!

    • Olá Marcelo,

      Tudo bem?

      Que bacana que nosso post ajudou você.
      Esperamos que agora o processo para a obtenção do passaporte tenha ficado mais claro e fácil.

      Abraços.

      Juliana Paul Mostardeiro
      Fundadora Aqui é Assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *