CIVP
CIVP

Onde obter seu CIVP?

CIVP
CIVP

É obrigatório fazer o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia? A resposta é sim, e o Aqui é Assim vai guiar você neste post para obter a certificação sem problemas.

Como forma de evitar pandemias, a grande maioria dos países exige algum tipo de vacina e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o único documento válido fora do Brasil que comprova a vacinação contra a febre amarela e outras doenças. Atualmente, o certificado apenas contra a febre amarela é exigido em mais de 130 países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza a lista com o nome das nações que exigem o CIVP.

Mas para obter o CIVP é necessário que, primeiramente, você esteja com as vacinas em dia. No Brasil as vacinas podem ser realizadas durante as campanhas nacionais de vacinação ou em qualquer unidade pública de saúde ou hospital do país. Outra opção é através das instituições privadas, mas estas precisam estar cadastradas na ANVISA primeiramente.

No momento da vacina você recebe o Cartão Nacional de Vacinação (CNV), válido somente em território nacional. Se você já possui o CNV, basta apresentá-lo para que os dados com a data de realização da vacina, número do lote, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde a mesma foi realizada possam ser preenchidos. Todo esse procedimento é para garantir realmente que as pessoas sejam adequadamente imunizadas de acordo com as normas internacionais de vigilância sanitária, evitando assim riscos de contágio ou disseminação de doenças.

Pronto, estou vacinado e agora? Bom, o próximo passo é a obtenção do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Para agilizar o atendimento, a ANVISA recomenda um pré-cadastro em seu sistema. Para a realização do pré-cadastro acesse a home do portal da agência, clique em cidadão e depois em Certificado Internacional de Vacinação. Na parte sobre Vacinação clique em realize seu pré-cadastro, destacado em azul. Outra tela abrirá automaticamente para que os seus dados sejam preenchidos conforme a figura abaixo:

Pré-cadastro
Pré-cadastro

Realizado o pré-cadastro basta procurar uma unidade da agência em sua cidade, cidade mais próxima ou nos aeroportos. Os documentos exigidos no momento da emissão do CIVP são documento de identidade com foto e a CNV. O pré-cadastro agiliza bastante a emissão do certificado. No meu caso a emissão demorou, aproximadamente, 10 minutos e foi realizada no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, no dia do meu embarque para a Malásia. Claro, não deixe para fazer seu CIVP uma hora antes do voo, pois sistemas estão sujeitos a interrupções e sem o certificado não é possível passar pela imigração.

A validade do CIVP é a mesma da validade da vacina. No caso da febre amarela, para estar devidamente protegido, recomenda-se que a vacinação seja realizada 10 dias ante do embarque e a validade da vacina é de 10 anos.

Este post ajudou? Achou fácil o acesso a informação?

Deixe seu comentário ou envie um e-mail para a gente através de contato@aquieassim.com.br

Por Juliana Paul Mostardeiro

Fonte:

ANVISA

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) só pode ser usada nos países signatários da Convenção de Viena

Como obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Vai passar uma temporada lá fora e está precisando de uma habilitação internacional para dirigir? …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *