Fazia muito tempo que queria conhecer as águas termais em Santo Amaro da Imperatriz e em 2020 a oportunidade para sair um pouco de casa, com segurança e conhecer este lugar incrível, não poderia ter sido perfeita.
Neste post do Aqui é Assim vou contar como foi a nossa experiência de 32 horas no conhecido Plaza Caldas da Imperatriz, a receptividade do hotel, às famosas piscinas de águas termais e as deliciosas refeições deste Resort & Spa que fica a 38 km de Florianópolis.
Santo Amaro da Imperatriz
O município de Santo Amaro da Imperatriz é famoso pelas suas águas termais, que jorram da terra a uma temperatura de 41,5 °C. Suas propriedades terapêuticas têm fama internacional, atraindo visitantes de todo o mundo para tratamentos de saúde, descanso e rejuvenescimento; sendo reconhecidas como uma das melhores do mundo.
Conta a história que, por volta de 1813, caçadores encontraram uma fonte e ao banharem-se em suas águas tiveram a sensação de rejuvenescimento. Mais de um século depois, esta fonte da juventude chamou tanto a atenção do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, que em outubro de 1845 eles mandaram construir um prédio com quartos de banheiras para visitantes que desejassem alívio para as suas dores, rebatizando o local de Caldas da Imperatriz, substituindo o antigo nome Caldas do Cubatão.
O pequeno município de 22 mil habitantes, oferece muitas opções de lazer, além das águas termais; com atrativos naturais e variadas festividades religiosas e culturais. Aos que desejam experimentar os benefícios das águas termais há uma casa de banho pública, além dos hotéis Plaza Caldas da Imperatriz e Caldas da Imperatriz. Na região é possível também desfrutar do turismo de aventura como rafting e canoagem no rio Cubatão, voo livre e motocross. Além disso, as montanhas da mata Atlântica, um santuário ecológico, e as belezas do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro contribuem para que o município se torne cada vez mais atraente aos que praticam o ecoturismo.
Como tudo começou?
Quem me conhece sabe que existem duas coisas que eu amo fazer: viajar e celebrar o meu aniversário. E em tempos de pandemia, eu queria muito comemorar mais um ano de vida, mas de forma segura. Como o meu namorado já tinha tido uma experiência bacana no Caldas da Imperatriz e sempre falava bem das águas termais, tomamos a decisão de comemorar o aniversário lá. E foi DIVINO!
Em dois cliques, já estava no site do Plaza Caldas da Imperatriz pesquisando a diária perfeita. Fizemos a reserva no dia 04/10 e optamos pelo pacote de 32 horas, que permite check-in às 10h da manhã e check-out às 18h do dia seguinte. Reserva feita!
Considerando a pandemia, optamos pela diária de domingo a segunda, pois acreditávamos que o movimento seria menor no hotel e, ao chegarmos lá, descobrimos que acertamos em cheio.
Dica de ouro: no momento da reserva há um espaço adicional para colocar às suas observações, que eu recomendo muito preencher. Na hora, eu não prestei atenção e precisei enviar um email ao plaza alguns dias depois.
A comunicação com o cliente do Plaza Caldas da Imperatriz deixa bem a desejar. Eu que trabalho com atendimento ao cliente valorizo muito este ponto. Pois bem, dias antes de viajar e ainda sem resposta, decidi ligar para o plaza e perguntar sobre o meu email. Fui informada de que eles não haviam lido o mesmo e, para completar, informaram que devido a pandemia eles estavam fechando nas segundas às 14h, ou seja, que não seria possível desfrutar das 32 horas contratadas. Fiquei bem chateada.
Mas na ligação, a moça foi muito gentil e ofereceu que chegássemos a partir das 8h do dia anterior para compensar e desfrutar do café da manhã, que não estava incluso no pacote adquirido. Nossa reserva era das 10h do domingo às 18h da segunda-feira; com direito a almoço, café da tarde e jantar no domingo; mais café da manhã, almoço e café da tarde na segunda. Com a alteração, a nossa diária ficou das 8h às 14h30 do dia seguinte (perdemos 2 horas), substituindo o café da tarde da segunda pelo café da manhã do domingo (aqui compensou a 2 horas a menos, pois para mim a melhor parte do dia é o café da manhã e como a recepcionista comentou o café da tarde era bem simples, e foi mesmo).
A viagem e o primeiro dia nas águas termais
Chegou o esperado dia 25/10. Acordamos cedo para terminar de arrumar as coisas, com o objetivo de chegarmos às 8h no plaza; mas atrasamos um pouquinho e acabamos chegando às 9h. A primeira impressão gerou certo desconforto, pois o estacionamento estava lotado. Depois de estacionar e fazer o check in, deixamos as malas no quarto e fomos tomar o café da manhã. A vista do quarto em si era bem ruim e pedi para trocar, o que foi atendido logo após o café.
No restaurante, que fica no 2º andar, o desconforto com os carros foi comprovado. O local estava muito cheio e as pessoas bem próximas umas às outras. Para diminuir a sensação ruim, observei que todas as portas e janelas estavam abertas, tinha boa circulação de ar e para se servir era obrigatório o uso de máscara, passar álcool nas mãos, manter o distanciamento e usar luvas descartáveis para se servir.
Sentamos bem ao lado de uma porta e desfrutamos o nosso café da manhã do domingo, que estava divinoooooooooo. Foi impossível resistir a tanta variedade de frutas, geleias, pães, bolos, queijos, bebidas, …
Dica de ouro: fuja das aglomerações! Os melhores horários para fazer as refeições, de acordo com a recomendação do plaza, são:
- café da manhã das 7h às 8h,
- almoço das 13h30 às 14h,
- jantar das 21h30 em diante.
Depois do café, passamos no quarto, tiramos um cochilo, assistimos a Fórmula 1 e aí sim fomos desfrutar das delícias deste Spa Resort. Geralmente, os quartos possuem roupões de banho, mas como o nosso estava sem, pedimos para as camareiras. Começamos explorando o lugar, descobrindo onde ficavam os ofurôs, piscinas internas e externas, saunas e sala de massagem.
No 1º andar há uma sala com piscina, dois ofurôs e uma sauna. Devido a pandemia a sauna não estava disponível, mas isto não nos impediu de aproveitar de todos os benefícios das águas termais da região, usufruindo bastante dos ofurôs.
Recomenda-se que você não fique mais do que 45 minutos no banho, pois a água quente pode baixar a pressão. A sensação de relaxamento é indescritível e a água é tão pura que pele e cabelos sentem seus efeitos na hora, ficando macios e sedosos. Sedosos a tal ponto que não precisei de condicionador para pentear os cabelos entre os banhos.
Ainda no 1º andar há uma sala de massagens, que não foi possível desfrutar devido a indisponibilidade de horários; e descendo algumas escadas a uma outra sala com duas piscinas e uma cascata, que liga de forma automática a cada x tempos. Como estava muito cheia, optamos por explorar mais o Spa Resort e retornar depois, e acabamos descobrimos mais 5 piscinas de hidromassagem na parte externa do 1º andar, que aproveitamos mais no período da tarde.
Uma pausa para o almoço, por volta das 13h30, que por sinal estava delicioso! Com muitas opções de salada, carnes, peixes, arroz e massas; ninguém fica sem opção. Os pratos são muito bem preparados e saborosos. Às sobremesas também surpreenderam e haviam opções sem lactose e sem açúcar.
Foi no almoço que percebemos que a grande maioria dos hóspedes já havia feito o checkout e a partir deste momento, nos enchemos de uma sensação maravilhosa de conforto e segurança. Afinal, a estrutura era a partir de agora, praticamente, toda nossa.
Logo após o almoço, decidimos caminhar um pouco pelo local, que possui uma área verde imensa, com muitos brinquedos de aventura, ponte suspensa, lago, orquidário e trilhas em meio a mata. O local conta ainda com uma feira de artesanato e uma empresa de turismo de aventura com diversas opções de atividades locais.
À tarde ficamos um pouco em cada piscina, desfrutando de uma tarde deliciosa e relaxante, imersos em água quente. Percebemos que a piscina interna com a cáscata não estava mais funcionando e informamos ao hotel, para ter a sorte de usufruir da mesma até o final da nossa estadia.
Com tantas entradas e saídas das piscinas, os nossos roupões e toalhas ficaram muito molhados em poucas horas. Solicitamos novos a camareira e os mesmos foram deixados em nosso quarto (quentes e cheirosos).
Por volta das 17h, fomos conferir o café da tarde, que é servido entre 16h é 17h na parte externa do restaurante; e como a recepcionista já havia comentado, o café é bem simples, apenas café, suco e bolo. Como não estávamos com fome na hora, pegamos alguns pedaços de bolo em caso de necessidade.
As piscinas internas tem horário de funcionamento, sendo das 8h às 18h. Após este período são esvaziadas e limpas para garantir o uso no dia seguinte. O Spa Resort possui ainda uma piscina enorme, onde acontecem brincadeiras no período da tarde para distrair a criançada, e uma academia; ambos localizados na parte externa do restaurante. No 3º andar, além da recepção, há um bar e uma sala de jogos.
Depois de usufruir de um dia intenso de relaxamento, voltamos ao quarto para tomarmos o nosso banho. O que achei genial foi que todo o encanamento do quarto é com água termal e inclusive há uma banheira em pedra para desfrutar dessa maravilha sem sair do quarto. Então, antes do jantar decidimos curtir um bom banho de banheira com direito a sais de banho e muita espuma. Puro luxo!
Jantamos por volta das 21h e posso dizer que o jantar foi tão maravilhoso quanto o almoço. Na ocasião, um casal, que conhecemos em uma das piscinas, estava comemorando o aniversário do senhor e, como forma de celebrarmos juntos mais um ano de vida, ganhamos um gostoso pedaço de bolo. Após o jantar o nosso objetivo era aproveitar a sala de jogos, mas estávamos tão relaxados que adormecemos logo após retornar ao quarto.
Na manhã seguinte, levantamos cedo para aproveitar até o último minuto da nossa estadia, com um belíssimo café da manhã, seguido de muitas imersões em águas termais.
Novamente, destaco a experiência quanto ao atendimento da recepção. Ao trocar a chave de acesso ao quarto, para podermos ficar até às 14h30, achei o tratamento da recepcionista inadequado. Ela ficou reforçando que o hotel iria fechar e que precisávamos fazer o checkout logo. Se foi oferecido que eu poderia ficar até às 14h30, eu iria ficar até às 14h30. Para ajudar o Plaza melhorar neste sentido, eu enviei um feedback bem completo com todos estes pontos e mesmo que não tenham me respondido, espero que a comunicação com os clientes melhore.
Para fechar esta experiência em comemoração ao meu aniversário, tomamos um belo banho de banheira cheio de espuma antes de almoçarmos e retornarmos a Florianópolis.
Foi uma experiência incrível, bem diferente e segura para se viver em tempos de pandemia. Super recomendo!
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Coordinator na RD Station. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.
adorei o blog…. parabens pelos posts!!
Seria interessante, nessas experiência com águas termais, indicar se há uma infra-estrutura médica para apoiar os visitantes com indicações para os tratamentos hídricos mais indicados para diferentes doenças.
Olá,
Obrigada pela sugestão. Vou atualizar o post.
Abraços