Escorpião Preto

China e o mito do escorpião

Quando falamos em China, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é um certo paladar exótico. Aquele cardápio um tanto, quanto peculiar, correto? E é claro, que no imaginário de muitos não poderia faltar ele: o famoso escorpião.

Escorpião: uma iguaria pouco encontrada
Escorpião: uma iguaria pouco encontrada

Mas é puro mito. Engana-se quem pensa que esta iguaria é assim tão fácil de ser encontrada nas grandes cidades Chinesas. Após viajar muito, só foi possível achar e degustar o bichinho no famoso Night Market de Pequim. E é claro, que nesse mercado noturno, localizado no centro da capital Chinesa, também encontramos outras iguarias raramente utilizadas na culinária ocidental como a centopeia, o grilo, a barata, o cavalo marinho, o sapo, o rato,  etc.; além de muita fritura.

Mas esses pratos exóticos são raros. Talvez em comunidades rurais eles ainda sejam mais consumidos. E para quem não sabe, a culinária Chinesa é muito rica em arroz, frango, porco, pato, carneiro, peixe, legumes e frutas; mas é claro que os temperos que dão sabor a toda essa alimentação são diferentes e, por isso, para muitos os pratos não são assim tão saborosos; o que não significa que sejam exóticos.

Voltando ao escorpião. Afinal, que gosto tem esse bicho? Bom, as extremidades até que são bem crocantes e salgadinhas, mas a base do corpo não tem muito gosto não, para ser sincera.

E o preço para experimentar esta iguaria? No mercado de Pequim o espeto de escorpião pequeno custa em torno de 15 RMB (moeda Chinesa), e vem com duas unidades bem fritinhas; enquanto o espeto de escorpião grande custa em média 50 RMB, e vem com apenas uma unidade.

Escorpião Preto por 50 RMB
Escorpião Preto por 50 RMB

Bom, como toda backpacker experimentei o mais barato, é claro, mas matei a minha curiosidade e também o mito de que na China escorpião é o prato feito do dia.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

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2 Comentários

  1. Eu queria muuuuito experimentar, mas não sei se tenho coragem! Só de olhar sua foto já me deu agonia… Você não ficou com medo de ainda ter veneno? Ai que tenso, não vou conseguir…rs
    Beijão

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