Resort Termas Romanas: único parque de água termal salgada do Brasil

O Resort Termas Romanas fica localizado no município de Restinga Seca, a 30 Km de Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul. É o único resort termal de água salgada com propriedades medicinais do Brasil.

Aproveitamos as festas de final de ano para visitar a família e conhecer esta delícia de lugar que fica aqui em nosso país. Hora de conferir, no Aqui é Assim como foi o nosso dia no parque.

Resort Termas Romanas: único parque de água termal salgada do Brasil

O complexo do parque termal tem, aproximadamente, 150 hectares, com uma extensa área verde para praticar atividades ao ar livre, relaxar e descansar. A estrutura conta com hotel, bares e restaurantes; além de livraria, espaço de souvenirs, agência de turismo, loja de cosméticos naturais, artigos esportivos, moda praia, locação de bicicletas e SPA.

Já a área para banhos possui 6 piscinas (4 de água quente e 2 de água fria) e 9 ofurôs de hidromassagem. A fonte termal é uma nascente de água subterrânea naturalmente aquecida pelo calor interno da terra a temperatura de 42ºC e mantida nas piscinas internas e externas a mais de 38ºC.

Aproveitando o resort de água termal

A reserva

A reserva é bem simples e pode ser feita pelo próprio site. O visitante tem a opção de adquirir pacotes para ficar hospedado no resort ou apenas para usufruir dos banhos termais através do day-use.

Os pacotes incluem benefícios exclusivos para hóspedes, praticidade para acessar as áreas do parque e piscinas termais, sem restrição de horário, e vistas deslumbrantes da sacada do seu Apart Hotel. Já o ingresso day-use dá acesso, das 10h às 18h, às áreas verdes e piscinas do parque, além de direito a armários, vestiários, fraldários e estacionamento gratuitos.

A compra é feita de forma rápida e segura. Nós optamos pelo day-use e após a confirmação do pagamento os ingressos já estavam em meu email.

Um detalhe importante é que em caso de desistência, os bilhetes não são reembolsáveis, assim como não é possível transferir para outro dia. Outro detalhe importante é a de que a pessoa que fez a compra dos ingressos precisa estar presente no momento da retirada dos mesmos. Eu comprei para mim, meu marido e meu pai e fiz a retirada dos 3 bilhetes no dia do passeio. Em caso de outras dúvidas, eles possuem uma página no site com várias perguntas. 

O dia no parque

Nosso day-use foi para a véspera do Natal. Saímos de manhã, por volta das 11h, e antes do meio dia já estávamos no parque. Apesar do estacionamento ser gratuito, como o parque é novo, as árvores ainda são muito jovens e não há sombra. Então capriche muito no protetor solar antes mesmo de sair do carro, pois nesta época do ano faz muitooooo calor na região.

Passamos na recepção, apresentamos os ingressos e pegamos as nossas pulseiras. No parque alugamos 3 toalhas, pelo custo de 5,00 cada. Como estava muito quente dispensamos os roupões, que também podem ser alugados, e optamos por não usar os armários gratuitos.

Começamos pela última piscina, sem saber, que é de água fria. Lá pedimos o nosso almoço. Fomos super bem atendidos e servidos. Há bares e restaurantes que realizam o atendimento na borda da piscina, ou seja, você não precisa se preocupar em se deslocar para pedir seus comes e bebes. Tudo pensado para garantir uma experiência de descanso e relaxamento ao visitante.

Aproveitamos a piscina enquanto o almoço não chegava. Satisfeitos, decidimos conhecer as demais piscinas durante a tarde. Ficamos mais ou menos 30 minutos em cada uma e ainda repetimos as preferidas, que foram as mais quentes, com água em torno dos 38º. Eu já tinha tido a experiência de passar imersa em águas termais em Santo Amaro da Imperatriz, tem um post aqui no blog sobre a experiência, mas a água termal salgada a sensação é um pouco diferente. É extremamente relaxante!

Único parque de água termal salgada do Brasil

Como a água é salgada, ela possui um tom verde escuro e onde ela molha fica um tom ferroso, devido a alta concentração de minerais.

Além das piscinas, tomamos sorvete, água e drinks. Tudo pago na hora nos estabelecimentos disponíveis no local. O parque tem ainda saunas, mas preferimos às piscinas termais para passar o dia.

Atenção! Achamos o chão bem escorregadio em algumas partes. Meu pai chegou a cair em um determinado momento, mas sem se machucar. Então, todo o cuidado é pouco na hora de entrar nas piscinas. Vale se segurar bem nos corrimões, enquanto eles não colocam mais tapetes antiderrapantes. 

Estrutura de pirâmide com piscina de água termal

Amamos a experiência e ficamos com gostinho de quero mais. Certamente, será um passeio frequente toda vez que vier a Santa Maria visitar a família.

Por Juliana Paul Mostardeiro

Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse blog que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Gerente de Customer Success na RD Station. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera.

Sobre Ju Mostardeiro

Destinos, relatos, dicas, guias gratuitos, séries fotográficas e muito mais. Venha descobrir o mundo com a gente! Por Ju Mostardeiro.

Descubra mais

Série: Mendoza – parte 3

No 3º e último post da Série: Mendoza revelamos como foi o incrível passeio na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *