Home / Planeje sua viagem / Primeiros Passos / Bagagens / Bagagem nacional e internacional – o que pode e o que não pode levar?

Bagagem nacional e internacional – o que pode e o que não pode levar?

Malas prontas? Saiba a diferença de bagagem entre voos domésticos e internacionais
Malas prontas? Saiba a diferença de bagagem entre voos domésticos e internacionais

Malas prontas? Destino nacional ou internacional? O Aqui é Assim vai ajudar você a entender a diferença da bagagem entre voos domésticos e internacionais. O que você pode e o que não pode levar na bagagem despachada e na bagagem de mão.

1. Voos nacionais ou domésticos (dentro do território nacional)

Bagagem despachada (bagagem que vai no porão do avião): é permitido despachar 2 malas com peso máximo de 23kg cada uma sem taxa. Acima disso é considerado excesso de peso e está sujeito a cobrança de taxa no valor de até 0,5% sobre o valor da tarifa área paga.

Bagagem de mão (bagagem que vai com o passageiro): é permitido carregar 1 volume de 5kg no tamanho total de 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) ou dois volumes em que a soma não ultrapasse peso e tamanhos permitidos.

O que não pode levar na bagagem de mão em voos domésticos: objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, estiletes, tesouras de unha, etc.; e materiais inflamáveis, como acetona, álcool, desodorante aerossol, fósforos, isqueiros, etc. Shampoo, condicionador, cremes, perfumes e afins são permitidos.

2. Voos internacionais

Bagagem despachada (bagagem que vai no porão do avião):

a) entre o Brasil e as seguintes áreas: Ásia via o Oceano Pacífico; África do Sul; Hong Kong e Bangkok via África do Sul ou em voos diretos, e Europa, incluindo França e Londres:

é permitido despachar 2 malas com peso máximo de 32kg cada uma sem taxa. Acima disso é considerado excesso de peso e está sujeito a cobrança de taxa no valor de até 0,5% sobre o valor da tarifa área paga.

b) entre o Brasil e América Latina:

é permitido despachar 1 mala com peso máximo de 32kg cada uma sem taxa. Acima disso é considerado excesso de peso e está sujeito a cobrança de taxa no valor de até 0,5% sobre o valor da tarifa área paga.

Bagagem de mão (bagagem que vai com o passageiro): é permitido carregar 1 volume de 7kg no tamanho total de 115 cm (considerando altura + comprimento + largura) ou dois volumes em que a soma não ultrapasse peso e tamanhos permitidos.

O que não pode levar na bagagem de mão em voos internacionais: ao contrário dos voos nacionais e em virtude das ameaças de terrorismo, as regras para voos internacionais são mais rígidas por questão de segurança dos passageiros. Além dos itens proibidos nos voos domésticos (objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, estiletes, tesouras de unha, etc., e materiais inflamáveis, como acetona, álcool, desodorante aerossol, fósforos, isqueiros, etc.) ficam proibidos também levar shampoo, condicionador, cremes, perfumes, loções, cosméticos líquidos, spray de cabelo, desodorantes roll on ou creme, pastas de dentes e afins em grandes quantidades. Somente são permitidos:

  • líquidos, géis e pastas apenas 100 ml por recipiente, protegidos em embalagem plástica transparente de até 1 litro;
  • perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no freeshop somente devidamente embalados e acompanhados das notas fiscais no dia do voo;
  • medicamentos somente com prescrição médica e apresentação da receita no momento da inspeção de raio-X;
  • alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.), apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo as escalas, e apresentados na inspeção de raio-X preventiva de segurança a bordo.

Perguntas frequentes

Onde levar eletrônicos (notebook, tablets, Ipad, celulares, câmeras fotográficas) joias e pertences de valor? Tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais o passageiro deve evitar despachar estes itens e carregá-los como bagagem de mão. Não havendo esta possibilidade solicite o formulário de declaração de bens a companhia aérea e declare o valor que está sendo despachado, evitando problemas em caso de possível extravio. O uso deste serviço está sujeito a cobrança de taxa que deve ser verificada junto a empresa aérea.

O que acontece se eu esquecer de retirar meu frasco de perfume, por exemplo, de dentro da bagagem de mão em um voo internacional?

As regras em voos internacionais são bem rígidas e qualquer produto acima de 100 ml será confiscado no Raio-X.

O que fazer se extraviarem minha mala?

Voo nacional: após verificar que sua mala não foi localizada nas esteiras de desembarque, não saia do aeroporto e procure imediatamente um responsável pela companhia aérea.

Voo Internacional: após verificar que sua mala não foi localizada nas esteiras de desembarque, não saia do aeroporto e procure imediatamente um responsável pela companhia aérea ou acione seu seguro viagem.

DICA DE OURO!
Algumas companhias aéreas possuem regras específicas sobre bagagem despachada e bagagem de mão conforme o destino do passageiro. Ao comprar sua passagem aérea verifique com direto com a operadora (telefone ou site) ou agência responsável pela compra do seu bilhete se existe alguma exigência específica.

Ao comprar sua passagem aérea verifique se seu bilhete possui alguma exigência específica
Ao comprar sua passagem aérea verifique se seu bilhete possui alguma exigência específica

Para mais informações sobre como proceder em caso de extravio de bagagem acesse o post.

Tudo certo com a bagagem. Então, boa viagem!

Gostou desse post?

Deixe seu comentário ou envie um e-mail para a gente através de contato@aquieassim.com.br

Por Juliana Paul Mostardeiro

Fonte:

Aeroporto Internacional de Guarulhos / Cumbica

Sobre Aqui é Assim

Check Also

Cuidados com a pele

Atenção viajante: como cuidar da pele em ambientes quentes e frios

Sabemos que a temperatura influencia o estado da nossa pele, certo? E quando estamos viajando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *