Home / Planeje sua viagem / Primeiros Passos / Bagagens / Franquias de bagagem: o que mudou?

Franquias de bagagem: o que mudou?

Vai viajar e está preparando aquela mala?

ATENÇÃO! Em 2017 a regra para franquias de bagagem mudou e o Aqui é Assim preparou este post para ajudar você a entender quais são as alterações e como esta mudança pode afetar o seu bolso.

Alteração da ANAC afeta passageiros brasileiros
Alteração da ANAC afeta passageiros brasileiros

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou uma série de mudanças com o objetivo de beneficiar os passageiros brasileiros, como a redução do prazo para reembolso de passagens, a possibilidade de desistência da passagens sem nenhuma taxa em até 24 horas após a compra, a garantia de reembolso da taxa de embarque em caso cancelamento do bilhete, a obrigação de informar o valor final das passagens aéreas já com as taxas, a vedação do cancelamento automático do trecho de retorno, a correção gratuita do nome do passageiro no bilhete e o polêmico fim da franquia obrigatória de bagagem despachada para voos nacionais e internacionais.

Antes da alteração, cada passageiro tinha o direito de despachar uma mala de até 23 Kg e levar uma bagagem de mão de até 5 kg para os voos domésticos (nacionais) e duas malas de até 32 Kg e bagagem de mão variando entre 8 e 10 Kg, dependendo da companhia aérea, para os voos internacionais.

A partir deste ano, fica a critério de cada empresa aérea cobrar ou não uma taxa extra aos passageiros que quiserem despachar as suas bagagens. Veja abaixo como as principais companhias aéreas nacionais passam a operar com a extinção da franquia obrigatória de bagagem:

LATAM

A franquia obrigatória de bagagem ainda não sofreu alterações.

AZUL

Passa a trabalhar com as categorias Mais Azul e Azul. Na categoria Mais Azul a franquia de bagagem de 23 kg já está inclusa, enquanto na Azul, a passagem é mais barata e o passageiro pode escolher se adquire ou não o serviço de bagagem despachada.

GOL

Passa a trabalhar com as Tarifas Light, mais baratas, para quem não precisa despachar bagagem.

AVIANCA

A franquia obrigatória de bagagem ainda não sofreu alterações.

Dúvidas?

Deixe seu comentário ou envie um e-mail para a gente através de contato@aquieassim.com.br

Por Juliana Paul Mostardeiro

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Sobre Aqui é Assim

Check Also

O Aqui é Assim quer saber

A sua opinião é muito importante para a gente. Nos ajude respondendo a esta rápida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *