No dia 15 de abril a AIESEC Brasil completou 45 anos e para entender o impacto gerado pela organização, ao longo de mais de 4 décadas, vamos criar um paralelo entre uma reação em cadeia e o próprio fluxo da organização.
Reação em cadeia pode ser entendida como uma sequência de reações provocadas por um elemento ou um grupo de elementos que gera, por sua vez, novas reações entre os mesmos.
Quando um jovem entra na AIESEC para ter uma experiência, seja através dos programas de intercâmbio (Talentos Globais e Cidadão Global) ou do Programa de Membresia, ele é recepcionado por alguém que vai ajudá-lo durante a sua trajetória na organização, desenvolvendo, dentre muitos aspectos, a liderança.
Impactado por tal experiência, como o passar do tempo este jovem também vai contribuir com o desenvolvimento de outras lideranças dentro da organização. E assim a história se repetirá em todos os níveis organizacionais. Aqui a liderança pelo exemplo é a referência, onde os erros podem ser aperfeiçoados e os acertos servem de inspiração para outras gerações de líderes, e como em uma reação em cadeia, a força se renova e se multiplica a cada novo impacto.
Dessa forma, a AIESEC é capaz de movimentar uma juventude altamente engajada e preocupada em promover mudanças tanto no presente, quanto no futuro. Um bom exemplo dessa capacidade mobilizadora foi o ILC – Iberoamerican Leadership Congress, conferência regional internacional da organização, realizada entre os dias 23 e 29 de Março no Brasil. Ao todo 200 jovens de toda a América Latina estiveram presentes no evento para discutir soluções afim de desenvolver uma liderança jovem mais gestora e impactante de acordo com a realidade que eles enfrentam diariamente em seus países.
E ao longo de mais de 60 anos de história, sendo 45 só no Brasil, a AIESEC tem sido uma plataforma para os jovens descobrirem e desenvolverem seu potencial, levando para a vida e para o campo profissional um perfil cada vez mais empreendedor. Hoje, já são mais de 100.000 membros, aproximadamente 1.000.000 de Alumnis, e a organização está presente em 124 países, promovendo cerca de 28 mil intercâmbios por ano.
Pela sua história e pelos números apresentados acima, a AIESEC está de parabéns pelos seus 45 anos de impacto positivo no Brasil.
Por AIESEC Brasil