As primeiras impressões sobre este pequeno país do Sudeste Asiático que tem despertado a atenção de muitos viajantes. Da localização geográfica a religião aqui na Malásia é assim:
Localização geográfica
A Malásia é um país dividido em duas porções de terra, separadas pelo Mar do Sul da China. A parte do continente faz fronteira com a Tailândia ao norte e Cingapura ao Sul; enquanto a Ilha de Bornéu faz divisa com a Indonésia. Por aqui é muito fácil viajar devido ao baixo custo de vida e a localização geográfica do país.
Clima
Quente e úmido. Muito quente por sinal. Em média faz 33ºC durante o dia e 24ºC durante a noite. E é quente o ano inteiro, ou seja não há estações do ano definidas. Mas há o período das monções, onde as chuvas são constantes.
Mix cultural
Um país de aproximadamente 30 milhões de habitantes, que tornou-se independente do Reino Unido pouco menos de 60 anos e que tem como línguas oficiais o Malaio e o Inglês.
Uma interessante, rica e harmoniosa mistura de povos. Os Malaios compõem mais da metade da população e são responsáveis pela orientação política do país. Os Chineses representam 25%, seguido dos Indianos com 10%. O restante da população na Malásia é composta por Euro asiáticos e Tribos Indígenas.
Nas ruas da minha cidade, Cyberjaya, esse mix cultural é bem visível, mesmo sendo uma cidade internacional. A diversidade transborda nos restaurantes, no comércio de rua, na língua, na religião, …
Religião
A religião oficial no país é o Islã, mas o estado Malaio garante a liberdade religiosa. Então, pratica-se o Budismo, o Hinduísmo, o Cristianismo, o Taoismo e uma minoria de outras religiões.
Na empresa onde trabalho, todos praticam o Islã e esta semana aprendi que na sextas-feiras as mulheres devem ir almoçar mais cedo, pois os homens se reúnem para rezar entre 13h e 14h da tarde.
Mas há uma série de festividades e celebrações no país. Este mês pode-se ver a preparação para o Diwali, celebração Indiana.
É, aqui na Malásia é assim diferente. Somente diferente. Não é difícil de se adaptar, não é complicado, é preciso apenas um olhar diferente para entender.
Por Juliana Paul Mostardeiro
Juliana Paul Mostardeiro é a fundadora do Aqui é Assim, esse website que junta a paixão por viajar com a vontade de aproximar as pessoas deste fantástico mundo que é o de colocar uma mochila nas costas e sair por aí. Atualmente mora em Florianópolis onde trabalha também como Customer Success Manager na Resultados Digitais. Desenvolveu o projeto Jornalismo Cidadão: o voluntariado no aprendizado com à AIDS com pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria nos anos de 2007 e 2008 e foi gerente das Lojas Riachuelo de 2010 à 2013, ingressando na empresa através do Programa de Trainees. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria e especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera